terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A campanha deve ser todo o ano e o cuidado também.



Hoje pela manhã enquanto passeava por sites entrei no conhecimento da II Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis lançada pela Sociedade Brasileira de Urologia. E assim como na primeira campanha, o ex-jogador Zico é novamente o padrinho da iniciativa.

O assunto é sério. E na condição de blogueiro,estou.repassando a informação como fez minha amiga.

Vejo-me no dever de fazer minha parte usando o meu espaço para tratar de algo tão pertinente e assim também ajudar na divulgação.

Confesso que essa abordagem foi novidade pra mim. Mesmo estudando na área médica e acompanhar tantos assuntos relacionados aos vários tipos de câncer, não imaginava que o câncer de pênis fosse tão comum.

Fiquei fúcsia ao saber que o Brasil é o terceiro no ranking da doença, perdendo para a Índia e Uganda. E mais, que o maior índice de casos ocorre nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que anualmente ocorrem cerca de mil amputações de pênis por conta da doença!!

Embora o câncer peniano esteja associado entre outros às doenças sexualmente transmissíveis tipo o HPV, acredita-se que o maior responsável pela manifestação da doença seja a falta de higiene. Fazer uma assepsia ou limpeza correta é o melhor remédio.



E para tornar a abordagem ainda maior, foi criado o gibi educativo Jogue Limpo Com Seu Amigo (link emPDF), orientando de maneira lúdica eu diria, sobre as causas, sintomas e formas de prevenção.

Abaixo, algumas das principais dúvidas levantadas pela SUB e que reproduzo na íntegra:

- O que é o câncer de pênis?

Um tumor que acomete o órgão sexual masculino. Pode começar como uma ferida que não se cicatriza. É raro em países desenvolvidos, no entanto, no Norte e Nordeste do Brasil há grande incidência.

- Quais são as suas causas?

Suas causas estão relacionadas à irritação crônica da glande (cabeça do pênis) por má higiene, fimose ou doenças sexualmente transmissíveis como o HPV. O esmegma, que é uma secreção das glândulas do pênis, pode ser irritante e pode ajudar no desenvolvimento do câncer. Por isso é importante a limpeza do órgão após relações sexuais.

- O que é fimose?

É a impossibilidade de retrair o prepúcio, ou seja, de puxar para trás a pele que recobre a cabeça do pênis.

- É possível prevenir a doença?

Sim. É um dos poucos cânceres que pode ser evitado. É preciso lavar o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais ou masturbação. Ensinar ao menino, desde cedo, como fazer a higiene do pênis (é preciso puxar o prepúcio para trás e limpar a glande). Durante o banho, puxe a pele e verifique se há alguma lesão na região.

- Quais são os sintomas do câncer de pênis?

Ferimentos que não cicatrizam mesmo após tratamento médico; caroços que não desaparecem mesmo após tratamento e que apresentam secreções e mau cheiro; vermelhidão ou coceira duradouras na glande (cabeça do pênis); manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação em áreas do pênis; surgimento de tumores no pênis ou na virilha (íngua).

- Como é o tratamento?

É cirúrgico. Dependendo do estado será adotado um procedimento. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor a mutilação.

- É possível reconstruir o pênis caso seja necessária a amputação?

Dependendo do caso sim, por meio de enxerto do antebraço e coxa.

- Quem eu devo procurar?

Um urologista.

É isso aí meninos!



Cuidem-se e lembrem-se: depois de usar o playground deixem o balanço limpo!



Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário