sábado, 28 de janeiro de 2012

Saúde...


Saúde é o que toda a pessoa tem quando está com todo o organismo saudável e se sentindo completamente bem em relação a doenças ou a qualquer indisposição física que a gente sente de vez em quando.
A saúde não é também estar com o corpo totalmente saudável porque isso é quase impossível, não há quem consiga viver sem uma gripe, alergia, coceira, e outras coisinhas chatas, mas isso também não deve ser considerado falta de saúde.

Definir saúde então é isso, você tem que ter ou estar em um bom estado de vida e bem estar consigo mesmo sem esquecer que saúde trata de tudo o que está bom ao seu redor, a saúde da natureza, a saúde da casa, ou pode ir além...


Durante décadas, a sociedade busca o entendimento sobre SAÚDE!!! Afinal o que é saúde? Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde pode se definido como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Dessa forma, o conceito popular de saúde como a simples ausência de doença, definida em 1977 por Christopher Boorse, deixa de ser válido. 
 
Delinear saúde não se torna necessário apenas para criação de uma definição, mas gerar a percepção de indicadores de saúde, auxiliando os profissionais na criação de índices que irão auxiliar no diagnóstico, prevenção e critério de curas nos processos de saúde-doença.
 
A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas e classes sociais. A esquizofrenia, por exemplo, pode ser citado claramente como real conflito entre religiosos e profissionais de saúde que buscam afirmar que o fato presenciado foi ou é fruto de uma patologia ou de "atribuições espirituais". Alguns religiosos afirmam que a esquizofrenia pode ser atribuída como um estado de perturbação ou possessão espiritual. 
 
Em contrapartida, cientistas a classificam como um transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente por alterações do pensamento, alucinações (visuais, cinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade. Alem destes, existe correntes de pensamentos onde doença e perturbações espirituais podem ser encontrados através de sintomas e sinais muitos semelhantes ou sobrepostos, cabendo ao profissional de saúde ter competência para identificação do agente causador de "tal desordem".
 
Enfim, Enquanto ciência e religião tenta descobrir, enumerar e provar os fatores envolvidos na determinação do processo saúde-doença, patologias infectocontagiosas como a gripe causada pelo vírus H1N1, dengue, doenças psicossomáticas e neoplásicas mata milhares de pessoas em todo mundo. Assim, mesmo sem concordar com as definições oferecidas por entidades científicas e religiosas, a recomendação é que a sociedade se proteja!!!
 
Pois, o caos gerado por mar de bactérias, parasitas e vírus é real e o inimigo não só mora ao lado como pode estar dentro de você. Então, vacine-se, proteja-se !!!
 
 Entrevistas
SÔNIA MARIA KUSS –28 ANOS – TECNICA EM ENFERMAGEM

Para ter saúde e bem estar no mental, social e biológico temos que ter um conjunto de coisas positivas para estar integrado positivamente no meio em que vivemos, assim podendo ter uma qualidade melhor de vida, também é muito importante a prevenção, pois tendo conhecimento pode-se evitar várias doenças.

APARECIDO DA SILVA – 18ANOS – AUXILIAR ADMINISTRATIVO

É estar livre de doenças, levando uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, ter relacionamento sadio com outras pessoas, gozar de uma vida boa, podendo ser assim feliz e se considerar uma pessoa normal, e fazendo parte da sociedade. Eu me cuido assim na medida do possível.
RAQUEL GONÇALVES – 42 ANOS - ATRIZ

Saúde é ter consciência de si mesmo. Cuidar do corpo físico e espiritual, é estar bem tanto física quanto espiritualmente. Saúde não se resume no corpo, há a saúde social que ultimamente está muito debilitada, os ‘ médicos’ que são responsáveis pela nossa sociedade não estão cuidando direito dela, a saúde do nosso planeta também anda muito mal cuidada, enfim ‘saúde’ vai muito além do nosso próprio umbigo.

PEDRO A. FERREIRA – 31 ANOS - ENFERMEIRO

Saúde é um conjunto de fatores que proporcionam ao indivíduo uma qualidade de vida, ele deve estar bem equilibrado no biológico, no mental, no social e no espiritual. Vejo no serviço que sempre o que leva o paciente a ter um quadro clínico é um destes itens que ou falta no dia a dia ou foi deixado de lado. A gente podia dizer que saúde nenhum de nós a possui de verdade, pois acredito que não há um indivíduo sequer que tenha o controle satisfatório de todos estes fatores trabalhando em benefício próprio a contento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário