terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sistema Genital Masculino - Introdução



O sistema genital masculino é formado pelos testículos (gonôdas masculinas), por um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), pelas glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e glândula seminal) e por diversas estruturas suportes, incluindo o escroto e o pênis.

Os testículos, epidídimos, ductos deferentes, glândulas seminais, ductos ejaculatórios, próstata e glândulas bulbouretrais são considerados órgãos genitais internos. Os testículos e os epidídimos embora estejam situados externamente após o nascimento são considerados órgãos internos, em decorrência de sua posição no desenvolvimento e homologia com as gônodas femininas (ovários) internas (MOORE; DALLEY, 2006).

As gonôdas produzem o esperma e secretam hormônios como a testosterona, que é responsável pelas características sexuais masculinas.

O sistema de ductos é responsável por transportar e armazenar o esperma, auxiliando na sua maturação e o conduzindo para o meio externo. O sêmen contém, além do esperma, as secreções das glândulas sexuais acessórias.

 Sistema Genital Masculino