sábado, 28 de janeiro de 2012

Terapia Familiar Sistêmica – Von Bertallanfy



O terapeuta possui um papel de extrema importância, onde vai promover a saúde mental, o equilíbrio através de suas intervenções, ocasionando assim uma mudança individual em cada membro da família.
A terapia familiar sistêmica consiste em uma abordagem terapêutica onde todos os indivíduos participam da sessão, a família funciona como um todo, onde as pessoas interagem umas com as outras e influenciam essas relações em apoio mútuo.

O pensamento básico sistêmico está embasado no fato de que o todo é considerado mais que a soma de suas partes, e cada parte só pode ser entendida no contexto de um todo, ou seja, se houver alguma mudança em alguma parte, vai afetar e alterar todas as outras . Isso ocorre pois a família funciona como um sistema, um complexo de elementos colocados em interação . Também sistema pois possui elementos inter atuantes e interdependentes que respondem um ao outro de forma auto-corretora.

O terapeuta familiar pode oferecer uma melhora das interações no interior do sistema familiar e fazer um processo de recodificação de mensagens, onde possibilita a maior compreensão nas suas comunicações. Também pode facilitar uma busca e descoberta de novos caminhos de relação sistêmica, incitar a todos para atuarem e descobrirem onde convém introduzir mudanças para favorecer uma evolução e um amadurecimento ao paciente identificado e em todo sistema.

A primeira sessão consiste no conhecimento e identificação dos membros da família, através das apresentações ao terapeuta e do terapeuta à família. Inicia-se assim uma fase de socialização onde o intuito é de construir um ambiente não ameaçador à família, conhecê-los melhor e ajudá-los a ficarem mais à vontade.
 

Com o andamento das sessões, o terapeuta vai fazendo a identificação do problema, explorando a visão que cada membro da família tem do problema, em termos de comportamento específico, bem como as soluções que já foram tentadas. È nesse andamento da sessão que o terapeuta pode observar a configuração familiar, tentando sempre ¨trazer o problema para a sala¨, podendo assim ir clareando esse problema à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário