sábado, 18 de fevereiro de 2012

MANCHAS DE FORDYCE OU GRÃOS DE FORDYCE



Pontos branco, amarelo ou creme, de tamanhos de 1 a 3 mm de diâmetro, que podem aparecer no tronco do pênis, no escroto, na vulva, lábios faciais, dentro da boca ou na região sub-coronal do pênis.

São comuns em homens e mulheres de todas as idades. Estes bulbos são chamados manchas de Fordyce em honra ao dermatologista americano John Addison Fordyce, quem foi a primeira pessoa em pesquisá-las.
 
O nome de manchas foi incorretamente dado ao traduzir erroneamente o termo em inglês "Fordyce's spot", dado que "spot" pode significar mancha, grão ou espinha dependendo do contexto. Os Grãos de Fordyce são uma forma de glândulas sebáceas ectópicas (fora do lugar usual).

Não são malignas e não são infecciosas. Muitos jovens vão ao medico preocupados pela possibilidade de ter contraído alguma doença ou infecções de transmissão sexual, no entanto os Grãos de Fordyce não têm nenhuma relação nem afetam as atividades sexuais, tendo só uma repercussão estética.

Dentro do tratamento podemos realizar cauterizações, remoção cirúrgica ou peelings químicos.

9 comentários:

  1. sofro muitoO com issoO na questão estética,moro en curitiba parana,onde poderia procurar aqui um tratamente,me ajude por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo, espero que esteja bem... Você não ofereceu detalhes do que te acontece bem como sua idade, então vou te indicar mais ou menos aberto: se você é menor você deve fazer uma visita ao seu pediatra, até mesmo na US (Unidade de Saúde) de seu bairro, se você tem convênio vale o mesmo, em ambos os casos ele irá fazer seu encaminhamento a um especialista.Se você for maior de idade procure um Urologista que te indicará o melhor tratamento, também poderá conseguir via US ou Convênio. Lembrando que na US (Unidade de Saúde) primeiro você irá consultar com um Clínico Geral que fará o seu encaminhamento ao especialista.
      Ps.: Em tempo, Os Grânulos de Fordyce também podem aparecer nos lábios e gengivas, aí o caso é com a Odontologia e Dermatologia...
      Espero ter lhe sido Útil.
      se quiser manter mais contato me envie seu email. Abçs.

      Excluir
    2. Oi Caio, desculpe a demora, mas estava cheio de compromissos, você não informou sua idade, me diz há possibilidade de você se fotografar e enviar para mim?
      aqui em Curitiba existem vários profissinais que podem te ajudar...e não entrou em contato de novo, gostaria de saber como andam as coisas... mantenha contato, afonal estaou aqui para conversar e te ouvir...meu msn é abilio_machadof@yahoo.com.br.

      Excluir
    3. http://i.imgur.com/3l70zzz.jpg o quer pode isso ?

      Excluir
  2. Tenho 14 anos e percebi esses certos granulos no meu pênis..primeiramente axei bem estranho..comecei a pesquisar e vi q eh comum..
    Mas nas imagens q vi..eram apenas graos,meio q cobertos com a pele do penis..
    Mas bo meu eh como se um desses graozinhos estuvesse saindo..como espremer uma espinha mas n sai..
    Eu gostaria de saber se eh normal assim..os graos serem expurgados do corpo com o tempo..
    E tambem queria saber se ha algum outro modo de combater os Graos de Fordyce sem q haja cirugias ou lasers?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me apresentei logo acima como "animais" rsrs..
      Gostaria de me apresentar como HS
      bom...como diz o meu post acima..
      Eh como se um dos granuloestivesse saindo, sendo expurgadoo.
      E me doi quando toco ou passo a mao...
      Mas como pesquisei em varios sitrs...todos diziam q eh indolor..
      Estou com duvidas..n sei sd isto eh normal..
      O grao srr expurgado..
      Por favor responder o mais rapido possivel.
      Obrigado

      Excluir
    2. eu tbm tenho as manchas de fordyce.. lembro q teve uma epoca q elas estavam meio 'iritadas' ae fui no dematologista e pedi pra ele me receita roacutan achu que tomei por 3 messes elas sumiram mas depois que eu parei de toma voltaram, mas pelomenos n tão iritadas quanto estavam, tenta fazer o mesmo ^^

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir