sábado, 18 de fevereiro de 2012

POSTECTOMIA:FIMOSE

FIMOSE – POSTECTOMIA
O conceito de fimose ocorre quando o homem não é capaz de retrair o prepúcio e expor a glande. 90% das crianças não conseguem retrair o prepúcio ao nascer, mas ao completar três anos apenas 10% não consegue. A postectomia ou circuncisão é a cirurgia realizada para corrigir a fimose ou para remover o excesso de prepúcio. Existe também o caráter religioso como os judeus e mulçumanos e os étnicos como os americanos que realizam sistematicamente a remoção do prepúcio nos recém-nascidos.



Não existe obrigatoriedade para se realizar a cirurgia de postectomia. As indicações para realizar a cirurgia são: fimose em crianças com mais de três anos de idade, balanopostite de repetição, infecção urinaria em meninos. A idade ideal para se operar depende da indicação da cirurgia. Tanto uma criança de um ano como um adulto de 100 anos pode necessitar da cirurgia.
Existem vários trabalhos que demonstram que o pênis postectomizado (operado) adquire menos infecções como DST incluindo HIV e o risco de câncer de pênis é menor. Mas sabemos também que povos que não tem o costume de realizar postectomia sistemática como os escandinavos não apresentam maior índice de DST ou câncer de pênis. Ou seja, vale mais a higiene e informação do que a cirurgia em si. Mas fica claro que a realização da cirurgia beneficia a higiene e consequentemente os riscos de DST e câncer.



A cirurgia é realizada em regime de hospital-dia no qual o paciente recebe alta hospitalar dentro de 3 a 6 horas depois de terminado o procedimento. O tempo da cirurgia varia de 20 a 40 minutos. Na maioria das vezes a anestesia é realizada com sedativos e anestesia local. Nas crianças há necessidade de uma sedação mais profunda, mas raramente há necessidade de intubação. Lembro os pais que a sedação esta dentro do conjunto da anestesia geral. O termo anestesia geral pode chocar e amedrontar os pais, mas é um procedimento seguro desde que respeitado normas de segurança inerentes aos bons hospitais e médicos. A cirurgia também pode ser feita com anestesia local, mas para isso é recomendado que o paciente seja extremamente cooperativo e entenda que apesar de não sentir dor, ele vai sentir mexer no local.



Os pontos costumam cair sozinhos por volta de 14 dias. O paciente adulto poderá ter relação sexual após total cicatrização, podendo variar num período de 4 a 6 semanas. As crianças antes da puberdade tem o pós-operatório mais confortável e esteticamente evoluem melhor. Nos adultos e adolescentes há sempre o risco de uma ereção inadvertida e o temor de perder alguns pontos o que poderá atrasar o processo de cicatrização. Em crianças menores é possível utilizar um anel plástico para fazer a cirurgia, é o Plastibell. A vantagem esta no pós-operatório imediato no qual o curativo é bem simples, mas após 14 dias pode acontecer do anel demorar a cair ficando a criança e os pais com muita expectativa.



O curativo é sempre um dilema. O ideal é bastante pomada cicatrizante e gazes para proteger, vestir uma cueca para dar firmeza e deixa-lo apontado para cima, isso diminui o inchaço. Alguns colegas preferem deixar sem gazes, apenas pomada e vestir uma sunga de natação sem forro; boa alternativa. A limpeza se faz com agua e sabonete no banho, secar e passar bastante pomada. Alguns colegas podem deixar um curativo com faixa elástica (colban ou tensoplast) pode ficar por até dois dias de pós-operatório sem trocar, apenas ficar atento se não fica muito apertado.
Repouso: ideal sete dias. A partir do 8º dia pode trabalhar ou ir pra escola. Não deve fazer atividade física intensa ou entrar em piscina e mar até completa cicatrização. Com criança fica impossível amarra-las e não deixar brincar, apenas usar o bom senso para evitar abusos.
Geralmente o pós-operatório não é doloroso. São passados analgésicos e anti-inflamatórios para melhorar o desconforto. Siga a risca a recomendações de repouso, medicação e limpeza que o pós-operatório passará ileso.

MITOS
a cirurgia de postectomia não aumenta o comprimento ou a grossura do pênis. Não afeta a ereção e não resolve a ejaculação precoce. Evidente que o pênis ficará mais sensível nos primeiros dias de pós-operatório, mas isso se adapta com o tempo.
Uma alternativa à cirurgia é o uso de pomadas que eliminam a fimose, exemplo a Postec. O tratamento deve ser realizado por oito semanas aplicando uma quantidade pequena de pomada sob o anel fibroso e aderências até a dissolução completa da pomada na pele. O resultado imediato é a melhora em 70% dos casos e a cura em 50% em longo prazo. É muito indicado quando estamos em duvida se indicamos a cirurgia ou não e quando os pais preferem ganhar tempo para operar a criança nas férias. Junto da pomada deve ocorrer à cooperação da criança para aos poucos tentar a retração do prepúcio o que facilita a higiene e o sucesso do tratamento. Apenas passar a pomada na “pontinha do pênis” e não tracionar, não haverá resultado algum. O medico deverá esclarecer como se usa a pomada, caso seja útil traga a pomada no consultório e peça ao colega para demostrar a técnica de aplicação.
A cirurgia em si é simples se compararmos com outras mais complexas. Para o urologista é o básico, apesar de ter muitos segredos que tornam a cirurgia fácil. Somente o treinamento leva a perfeição. Brinco que muitos pacientes ficam tão envolvidos e com medo que parecem que fizeram um transplante de coração. Sei da importância do pênis para homem... A informação é o melhor remédio.

193 comentários:

  1. Eu axo que tenho fimose, sem fazer a cirurgia ela some? tipo quando era pequeno fui ao medico mas não quiseram fazer a cirurgia, recomendaram uma pomada e começou a abrir (tinha muita sensibilidade) mas fui aguentando, Hoje tenho 15 anos e tenho esta pele, sobre a cabeça do Penes consigo abrir Normalmente quando vou me masturbar não tenho problemas, mas queria saber se esta pele vai desaparecer ou so com cirurgia? obr . Espero a Resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fê... pelo que enten di você deve ter um excesso de pele que recobre seu pênis, mas que quando ereto você consegue 'arregaçar' ou seja puxar a pelçe e mostrar a glande, fimose seria a patologia, o nome que se dá quando não se consegue este intento. Desaparecer não vai, este excesso vai ser seu parceiro a menos que procure fazer uma circuncisão coisa que acredito não ser o caso a não ser que sua religião o exija, mas como já está com 15 anos, na religião judaica é feito esta intervensão muito cedo. Se preferir pode fotografar e enviá-lo para mim para que o veja melhor, tanto flácido quanto ereto. Mas lembre-se de mantê-lo sempre limpo... abçs.

      Excluir
    2. Olá meu nome é Renan Carvalho e sou Andrologista(Especialista na Região Genital Masculina), se quiser mais informações e enviar fotos entre em contato pelo meu email: renancarvalhoandrologista@gmail.com.
      Att. Renan.

      Excluir
    3. Fiz a cirurgia de fimose ontem e hoje cedo havia uma bolha na parte direita da glande o qie fazer ?

      Excluir
    4. Fiz a cirurgia de fimose ontem e hoje cedo havia uma bolha na parte direita da glande o qie fazer ?

      Excluir
    5. estou com o msm problema oq vc fez pra sarar?

      Excluir
    6. Cara, eu fiz a postectomia a tres dias, o meu caso parecia com o seu, não precisava fazer a cirurgia ou pelo menos não sabia, contudo quando comecei a ter relações sexuais o orifício da pele que saia a glande começou a criar pequenos corte e aos poucos o orifício começou a se fechar na medida que cicatrizava, até que fechou por completo e até pra urinar era complicado, pois a urina respigava em mim, era osso!!! Lhe dou um conselho, vá a um orologista e pede para que ele analise se vc precisa ou não fazer a retirada do excesso da pele.

      Excluir
  2. um homem com fimose pode engravidar uma mulher ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao tem digerenca, ele so tem uma pele a mais, a cirurgia serve para tirar a pele se estiver atrapalhando, machucando, doendo ou evitando de urinar. tambem se vc estiver com infeccoes dificeis de tratar pois nao seca bem depois do banho (meu caso). mas o esperma e o mesmo.

      Excluir
    2. Claro cara, se ele gozar dentro da buceta ele vai engravidar a mulher ué

      Excluir
  3. Oi João, pode sim, se bem que um homem adulto já não teria fimose, pois acredito que já teria procurado pela reparação médica, pois o sofrimento seria brutal e os riscos de infecções grandes... então sobre a gravidez sim, pode.
    abçs.

    ResponderExcluir
  4. Fiz cirurgia na segunda-feira 17/09 (frenulectomia e postectomia). Não senti nenhuma dor, onde houve o corte do frenulo (atras da glande) está um pouco inchado. Fiz a primeira higienização ontem conforme orientação clínica (lavar com sabão protex e gazes). Uma coisa que incomoda são as ereções noturnas, porque não consigo controlar, acordo sentindo dor. Durante o dia tenho total controle e ocupo minha mente de forma a evitar ereções, mas dormindo não tenho como controlar, por isso estou na internet nesse horário, evitando dormir. Será que posso usar uma pomada para auxiliar na cicatrização? Qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei nomes de pomadas, mas não posso lhe dizer, você deve conversar com seu médico para isso ok? viu como foi fácil, e rápido, hoje deve estar bem melhor do que o dia que me escreveu... espero que seu brincalhão agora seja aproveitado com menos dores que antes, não é mesmo? abçs.

      Excluir
    2. Sim, está bem melhor agora, 17 dias depois da cirurgia. Mas confesso que não foi nada fácil o pós-operatório, na primeira semana não dormia direito porque ele ficava ereto de hora em hora. Agora estou dormindo normal, não acordo mais, e a cicatrização já está bem avançada, quase 100%, no frênulo o médico disse que demora mais cicatrizar porque é uma região mais sensível, diferente da pele do corpo cavernoso do pênis. Mesmo assim, estou satisfeito com o resultado, ficou muito bom, inclusive esteticamente. Obrigado e abraços.

      Excluir
    3. que bom meu amigo, fico feliz, agora então é só partir para recuperar o atraso mas com sapiência, ok? um dia se quiser e que acredito que tenha poderia enviar o antes e o depois para podermos ver, que acha? abçs.

      Excluir
    4. Ola faz 12 dias que fiz a cirurgia e ainda ta bem inchado baixo da cabeça queria saber se e normal esse inchaço e se demora para desinchar

      Excluir
  5. Fiz a cirurgia dia 10/10, estou com duvida e respeito do inchaço. Hoje (14/10) continua inchado e de dificil limpeza o coro inchado cobre 50% da glande e quando vou lavar puxo um pouco e jogo espuma do sabonete e em seguida enxaguo. E normal eu nao conseguir visualizar os pontos de cima?

    ResponderExcluir
  6. Quantos dias devo usar o curativo?e pra tomar banho?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos, Fui operado no dia 16 de Outubro. Não tenho sentido muitas dores, mas ainda não tirei a gaze que cobre o pénis. O médico disse-me para tirar amanhã e começar a higienizar. O pior são mesmo as ereções. Tenho 23 anos e isto é complicado, mas vai valer a pena ; )

    ResponderExcluir
  8. olá,sou Otávio, tenho 22 anos, e a um pouco mais de 1 ano venho sofrendo varias balanopostites,uso o remedio , ai depois de um tempo volta a inflamar, e eu pouco me masturbo e n tenho relação sexual. Então resolvi ser corajoso e fazer a operação.Começo de novembro acho que ja terei feito.Minha duvida é : vou me livrar dessa terrível inflamação de verdade? Tenho uma duvida que ta me matando também,percebo que mesmo qnd meu penis está flacido, a base dele está rígida,qnd eu tento apertar sinto uma certa " dureza " , o que será ?

    ResponderExcluir
  9. Oi meu nome e lucas, tenho 9 anos Oguem ajuda uma vaga operaçao de fimose porq tenho na minha bimba ai n cresce pow quem ajuda ae email de facebook e orkut e msn lucasplaysson11@hotmail.com Ajudem pf Obrigado ate Mais

    ResponderExcluir
  10. ola meu nome e rodrigo tenho 14 anos nao sei se tenho fimose ... quando meu penis esta mole nao aparece a cabeça toda so se eu puxar forte ... e quando duro so aparece um pedacinho dela ... isto e fimose ??

    ResponderExcluir
  11. Me ajudem se possivel !
    Fiz uma cirurgia de fimose a quase 2 meses e ainda nao estou totalmente recuperado. Foram muitos pontos e ainda faltam cair dois e pelo visto os mesmos levaram mais um tempo para cair. Mas a questão é, após a cirurgia o medico solicitou que toda semana retornasse a ele pra ir sendo uma feita um acompanhamento. Na terceira revisão que eu fui, logo após uma complicação ele pediu que nao deixasse a glande descoberta de jeito nenhum. Porque ressecaria e seria pior. Desde então mantive o couro todo pra frente, mas o que acontece é que agora quase curado não consigo mais expor a glande. Está com quase o mesmo aspecto de antes da cirurgia. isso é correto ?
    Por favor, me ajudem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Só por curiosidade vc conseguiu resolver esse seu problema? Acho que estou com um problema parecido. Abraços

      Excluir
  12. fiz uma POSTECTOMIA (Fimose) hj. Quando poderei ter relações?

    ResponderExcluir
  13. Olha a Cabeça do Meu Penis Sai Pra Fora Mais Não Totalmente Isso e Fimose? Tipo Ela Sai Mais N Chega a Aparece Aquele Tipo Anel Da Cabeça Do Penis, Oque Faço? Tenho 13 Anos isso é normal para minha idade?

    ResponderExcluir
  14. boa tarde, tenho 18 anos e fiz a postectomia dia 7/11 o medico disse que eu so poderia ter relaçoes apos um mes.. mas como estamos nesse clima de natal e ano novo nao queria passar em branco com a minha namorada, tem alguma pomada pra acelerar o processo? tipo uma cicatricure ou coisa parecida? eu perguntei ao meu medico mas ele disse que eu teria que esperar os 30 dias, mas ta sendo uma tortura isso.. to esperando resposta, valeeu!!!

    ResponderExcluir
  15. a pele ligada a glande do penis na parte de baixo é normal ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal, é chamado também de cabresto, o que pode causar incômodo e precisar de uma pequena incisão é se este cabresto está muito colado, fazendo a torção ou causando dores, até o clinico geral pode lhe ajudar. abçs.

      Excluir
  16. Oi eu tenho 15 anos acabei de fazer a uns 2 meses,Tenho 1,60 e tenho uma gordurinha emcima do penis é pouca,quando flacido n da pra ver a glande e quando duro o anel abre, mas n muito, ele é grande mais da pra ver porque um pouko dele fica aberto,eu consigo com facilidade abaixar a pele até embaixo da glande mais ela volta muito rapido e nem fica,quando ta duro eu consigo tbm mas a pele fica enforcando a glande, meu penis mediocrimente alcança aos 9 centimetros duro!Oque eu tenho,e o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conversar com seu médico sobre este enforcamento que está acontecendo, pois tudo depende de como foi feito a cirurgia, se foi para manter a glande exposta ou se foi retirado só o excesso, que é onde se corre o risco de que se imagine que a plasticidade vai conseguir deixar passar a glande inflada na ereção...quanto aos 09 centimetros, não se apavore, não é o tamanho do pênis que vai te definir e até seus 18 anos ainda tem caminho para se ganhar mais uns centimetros. abçs.

      Excluir
  17. Meu nome é RODRIGO meu filho de 5 anos tem firmose,será que a pomada resolve oun é preciso fazer cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie... espero que tenha procurado um profissional, pois existe a necessidade de avaliar qual grau é a fimose, se há ou não prejuizo ao garoto, pois tem tipos de fimose que nada são e passam e outras que podem causar dores terriveis... abçs.

      Excluir
  18. oi, fiz a postectomia a 24 dias, por quanto tempo tenho que manter o penis preso para cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o suficiente que não vá lhe prejudicar e causar dores ou sangramentos...

      Excluir
  19. oi meu nome é Ramon fiz a postectomia tem 15 dias mas tenho medo de comprometer o tamanho do meu pênia ereto será que compromete?

    ResponderExcluir
  20. Olá bom dia, meu nome é Marcos,
    creio que eu tenho que fazer a cirurgia de postectomia, gostaria de saber o seguinte, quanto tempo demora para o médico marcar a cirurgia após eu fazer a consulta?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de onde fizer a cirurgia, eu fiz em uma clínica tudo na mesma semana.

      Excluir
  21. boa noite doutor tudo bem eu gostaria de saber se quem opera da fimose pode se masturba e ou tem algum problema depois disso

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da cicatrização sua vida volta ao normal.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Francisco tenho um filho de 13 anos. Levei ele essa semana para operar fimose. Estou fazendo os curativos no pênis dele e orientei a ele para não se masturbar enquanto não cicatrizar a operação. Ele está reclamando que a glande fica doendo quando encosta na cueca. Alguém sabe se é normal essa dor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio que seja pela grande sensibilidade desta parte do pênis, operei faz 2 semanas e incomoda um pouco sim. dê preferência para cuecas com tecidos mais "suave", isso vai ajudar.

      Excluir
    2. Meu querido, desculpa, espero que ele esteja bem. Mas é sim pela sensibilidade como o pool descreveu, ele vai passar pelo processo de dessensibilização para conviver agora com a glande desprotegida. abçs.

      Excluir
  24. meu nome é david, já tenho 33, dias que fiz a cirurgia e ainda não cicatrizou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi, 33 dias é o tempo da cirurgia ou é a idade, mas respindendo e acredito que já deve estar bem... a duração de cicatrização varia de pessoa a pessoa, a exemplo de mim que tenho diabetes que qualquer machucado demora dias... Mas sempre é só ter cuidado e não ter preça, usa isso depois com calma. abçs. espero que esteja bem.

      Excluir
  25. Meu nome é Juliana tenho um filho de 7 anos q ira fazer a cirurgia, mas o problema é que ele esta em um campeonato de futebol e o proximo jogo sera depois de 15 dias da cirurgia. Qto tempo ele ficara sem poder jogar bola. Ele esta desesperado por nao participar da final do campeonato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que o problema já passou, mas devo dizer que 15 dias ele já estará em vida normal, mas aí a jogar bola não, de jeito nehum. peça orientação ao médico, e retenha para si o que é melhor para ele, a cirurgia que lhe dará melhor confroto e soluções a alguns problemas ou o campeonato de futebol.. não é mesmo? abçs.

      Excluir
  26. Eu tenho excesso de pele, mas não impede a relação nem a retração da pele até a base do pênis, mas acho desconfortavel, por questão de higiene e aparencia mesmo, queria fazer a cirurgia mas fico preocupado se tiver ereção com os pontos, pq não consigo controlar muito isso, aliás, num controlo é de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah , mas vai controlar, não pinto que consiga focar ereto com dor, e nos primeiros dias dá muita dor, converse com os amigos que fizeram e estão expondo aqui suas experiẽncias, veja abaixo tem alguns exemplos...abçs.

      Excluir
  27. Pessoal! Boa noite! Tenho 23 anos! e tinha muito pele no penis.
    fui ao medico devido aparecer uma verruga no mesmo (HPV) após consulta medica, ele me indicou fazer a cirurgia para retirar o excesso de pele e logo em seguida a cauterização.
    Pois iria facilitar a higienização e poderia melhorar para que nao tivesse reincidencia com a hpv.
    Fiz a cirurgia e cauterização no mesmo dia! 24/07/13.
    Cirurgia tranquila, porem a parte de dar os pontos foi bastante doloroso.
    Fez um total de 4 dia após a cirurgia, porem meu penis continua muito inchado! não consigo expor toda glande (Cabeça do penis) para fora para fazer a higienização la em baixo!

    Os pontos estão duros, acredito que estão ficando ressecados, coisa que vem incomodando bastante, estou enrolando gases em volta dele todos dias, de forma bem suave, para evitar o contato do penis com a cueca.

    Porem em um dos locais em que foi dado os pontos, deu um excesso de pele, como se fosse uma bolha, muito pequena, acho que foi alguma secreção dos pontos, então provavelmente terei que uma novo procedimento no local.

    Sera que terei que pagar novamente para melhorar em questão de estética?

    ALEXXX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 Dia!

      Os pontos estão mais duros! e começa a pinicar bastante!
      Continuo a enrolar gases no mesmo, para evitar contato dos pontos com a cueca!

      O penis continua muito inchado!

      Não estou colocando mais gelo nele! pois acabou o atestado medico e tive que voltar ao trabalho!

      o que me deixar mais ansioso em tudo e a questão do inchaço, pois quero poder verificar e ver como ele ficou apos a cirurgia!

      Excluir
    2. 11 Dia!

      O penis não está tão inchado mais!
      Está um poquinho!
      Os pontos estão duros, e me incomoda muito, continuo enrolando gases em volta dos pontos, pois, e melhor os pontos grudarem nas gases do que na cueca!

      Pois durante o banho e muito mais facil retirar as gases.

      A secreção que ficou foi devido um dos pontos ter estourado, ainda não sei como sera o procedimento para este problema,

      Más acho que o pior de tudo já passou!
      Agora é aguarda os pontos cairem para eu retornar ao medico!

      Até o momento nenhum dos pontos caiu

      Excluir
    3. Espero que esteja bem, desculpa a demora de respostas. abçs.

      Excluir
    4. Olá Alex, eu tenho o mesmo problema que o teu, excesso de prepúcio, e gostaria de fazer a cirurgia, mas gostaria de saber de ti como que ficou o resultado final da tua cirurgia, se tiveste de retirar todo o prepúcio ou ficou bom tirando somente o excesso, consegues retrair bem o prepúcio e expor a glande sem dificuldades depois da cicatrização? Sou novo no blog e achei muito bom.

      Excluir
  28. Devo lavar todos os dias o pênis ou não, para que cicatrize mas rápido e não fica tão úmido, tenho 12 dias q fiz a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre...mesmo se não houvesse feito a cirurgia.... com a cirurgia é só tomar mais cuidaddo e não provocar ereções.

      Excluir
    2. Doutor queria saber se meu filho que fez a cirurgia vai ficar com o pênis duro direto ou é sl pq a flandres tá exposta e fez a cirurgia a 8 dias

      Excluir
    3. Doutor queria saber se meu filho que fez a cirurgia vai ficar com o pênis duro direto ou é sl pq a flandres tá exposta e fez a cirurgia a 8 dias

      Excluir
  29. eu consigo retrair a pele do penis mais ela doi um pouco, creio que seja o cabresto, existe cura para isso? e sobra um pouco de pele tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil de saber sem ver, existe uma sutil diferença entre a fimose e o chamado cabresto, a primeira o desconforto acontece por que você não consegue liberar a glande(cabeça) do pênis e isso pode provocar dores, irritações, infecções e incomodo na ereção. já o segundo, vai apenas formatar a glande, quer dizer ele segura a pele para fazer o seu retorno e cobrir novamente a glande, se puder postar ou enviar por email, em estado flácido e ereto, será mais fácil saber e orientar...abçs.

      Excluir
  30. fiz a cirurgia ontem mais esta doloroso e muito inchado e mesmo para lavar doi muito oque faço ?
    e as pontadas que dá é normal e estou ficando sem roupa e sem curativo para mais rapido cicatrizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as vezes pinga pus dos pontos é normal ?

      Excluir
    2. A dor é normal, o inchaço e também as pontadas, que parecem pequenas agulhadas locais, ainda virá o processo de que a cicatriz começa a coçar, cuide bem, lave com cuidado, mantenha-o no seu lugar de direito, ou seja sem ereção para não forçar os pontos, cuidado ao manusear...e mantenha informado... e claro se algo incomum acontecer procure a US ou o seu médico... mas espero que esteja da maneira que vocẽ desejava...ok?

      Excluir
    3. o pus é o produto de inflamação, algum ponto está infeccionado, espero que esteja fazendo a limpeza correta, sem machucar e passando os remédios, pomadas e tomando antibióticos e antiinflamatórios... abçs.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Ola, eu tenho 19 anos. Eu consigo expor a grande toda sem dor alguma tanto o pênis ereto quanto mole, mas a pele fica um pouco sobreposta nele, isso é fimose? Como faço para enviar fotos do meu caso. Para poder me dizer melhor.
    Abcs, fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome é Renan Carvalho e sou Andrologista(Especialista na Região Genital Masculina), se quiser mais informações e enviar fotos entre em contato pelo meu email: renancarvalhoandrologista@gmail.com.
      Att. Renan.

      Excluir
  33. Olá, tenho 12 anos. Eu consigo expor a glande com o pênis " mole " , mais quando ele esta " duro " na parte de trás tem uma parte colada na cabeça do pênis e uma pelinha é ligada até onde sai o " xixi " mais não chega a fecha-lo. Preciso fazer fimose ? Esse meu caso da pele colada no pênis é normal ? Me explique por favor. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome é Renan Carvalho e sou Andrologista(Especialista na Região Genital Masculina), se quiser mais informações e enviar fotos entre em contato pelo meu email: renancarvalhoandrologista@gmail.com.
      Att. Renan.

      Excluir
  34. Boa noite
    Tenho 24 anos, e fiz a cirurgia para retirar o excesso de pele e retirar o cabresto no dia 16/10 meu pênis esta doendo mtoooo, e alguns pontos estão inflamados, ao contrario de mtas pessoas , meu medico pediu para lavar com sabonete soapex , passar merthiolate spray e colocar as gases , não passou nenhuma pomada, Pus é normal ? Poi já vai fazer 1 semana e parece que cada dia doi mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome é Renan Carvalho e sou Andrologista(Especialista na Região Genital Masculina), se quiser mais informações e enviar fotos entre em contato pelo meu email: renancarvalhoandrologista@gmail.com.
      Att. Renan.

      Excluir
  35. Tenho 25 anos e fiz a cirurgia à 13 dias, todos os pontos já caíram, não sinto mais dor alguma, nem secreção, nem parece que fiz a cirurgia, porém quando meu pênis fica ereto, parece que ele tá sendo enforcado, e não consigo uma ereção completa, isso é normal??? Por favor me responda, estou muito nervoso com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome é Renan Carvalho e sou Andrologista(Especialista na Região Genital Masculina), se quiser mais informações e enviar fotos entre em contato pelo meu email: renancarvalhoandrologista@gmail.com.
      Att. Renan.

      Excluir
    2. Oi faz 2 dias q fiz a cirurgia e já tô louco querendo bater punheta será q posso é consigo de vagar?

      Excluir
    3. Oi faz 2 dias q fiz a cirurgia e já tô louco querendo bater punheta será q posso é consigo de vagar?

      Excluir
  36. Cavalheiros, tenho 39 anos e neste momento estou escrevendo aos senhores 8 horas após a minha cirurgia.
    Apesar de estar um pouco dolorido, não é nada insuportável (aliás, bem compreensível, visto que o penis foi cortado..rsrs) O médico pediu para deixar o curativo original por 24 horas...após este período, retirar o curativo com soro, lavar com Protex e passar a pomada cicatrizante (nebacetin).
    Aos que estão com receio de fazer, eu digo: fiquei dois dias sem dormir direito aterrorizado... quando já estava no centro cirurgico, conversando com a anestesista, estava apavorado...mas depois que me deitei na mesa de operação, e tomei a sedação, foi incrível... vi tudo ficando meio nebuloso, e 10 segundos depois, acordei...já tinha terminado...ahahaha... claro que 10 segundos foi a minha percepção de tempo...rsrs... mas para ilustrar que não senti nada nem percebi o tempo passar... foi muito tranquilo mesmo...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  37. Fia cirurgia de postectomia e a retirada do "freio" no dia 27 de outubro. No dia 30 de novembro ja posso ter relações sexuais sem me causar algum prejuízo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí William blz? Então, na teoria sim, 30 dias é o período recomendado pelos médicos, mas isso vai depender da sua recuperação, você já se sente a vontade pra isso? Já consegue se masturbar sem sentir nenhum incomodo? Se a resposta for sim pra tudo, então acredito que vcjá pode sim! Vai testando seus limites aos poucos...Quando sentir que está tudo ok, mete bala!!! kkkkkk

      Excluir
    2. como disse Willian teoria,,, pratica é outros quinhentos...espero que já esteja bem...abçs.

      Excluir
  38. eu tenho a pele grudada na cabeça a pomada ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, sim, existem pomadas que são usadas mas lembre-se sempre que te de procurar um médico, um profissional de saude para melhor solucionar seu caso. Fiquei curioso para saber como está grudada, vc nunca fez a limpeza correta ?

      Excluir
  39. olaaa ! após a recuperação total , quando o pênis ficar mole a glande ficara totalmente para fora ?

    ResponderExcluir
  40. Faz dois dias que fiz a postectomia e quando vou fazer a limpeza observo que em um dos pontos ocorre sangramento,gostaria de saber até que ponto esse sangramento é normal.Gostaria de saber tbm,como acabar com o inchaço no penis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal Lucas, é só ter paciência que o sangramento e o inchaço somem. Estou no 12º dia e o inchaço se foi, meu problema é apenas um sangramento que não passa, acho q um ponto estourou. No caso dos outros pontos tranquilo. Uns três caíram e os outros acho que estão próximos de cair.

      Excluir
    2. Lucas e Rafael. O sangramento é normal, pois pode ocorrer quando você está mexendo, ou quando acontece uma ereção involuntária, a propria fricção na roupa que está usando, se acontecer o sangramento por muito tempo aí é bom procurar o médico, os pontos vão saindo devagar, quando o local já está seguro o suficiente sozinho. abçs.

      Excluir
  41. bom dia minha unica duvida e a seguinte no caso a fimose so afeta caso n puxe totalmente a cabeça do penis correto? pq no meu caso meu penis esta de acordo com a 3 imagem no meio so fica uma pequena pele q puxa mais n incomoda fica normalmente essa e a pele q sai na relaçao sexual correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi L. Gabriel, você diz que a glande não fica toda à mostra e incomoda, tudo que causa dor e desconfroto não é bom, não acha? então indico que converse com seu médico sobre, há um seguidor deste blogo Renan que é especialista, converse com ele também... abçs.

      Excluir
  42. Cristhian.... desculpe-me acabei apertando o botão erradoa aqui e apaguei sua pergunta...vc falou que sob alguns pontos que caíram sentiu algo duro, este é a criação do processo de cicatriz, deve investigar e ver se este quelóide, nome dado a este tipo de cicatriz pois pode ser isso que está acontecendo contigo e acontece em muitas cicatrizes de cirurgia. Não tem perigo algum, ms é bom vc procurar ajuda de um especialista, assim vc fica tranqüilo.

    ResponderExcluir
  43. Abilio. è um caroço por baixo da pele de um ponto, uma bolinha dura e ela doi quando aperta, ela sobe e desce por baixo da pele. Isso é um queloide? Ele sai com o tempo, ou não? Estou preocupado com esse caroço, pois ele não some e já to com 21 dias de operação e ele apareceu no 8 dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quelóide não some infelizmente, pois na verdade é uma alteração ou crescimento desordenado das células quando da construção da proteção no local do corte. E pode ser visível ou não, pelo que vc descreve ficou por baixo da pele quase como se fosse um pequeno cisto, vc tem retorno ao seu médico marcado? se tiver aproveite para falar sobre e qualquer alteração mantenha contato, ok? abçs.

      Excluir
    2. Tenho retorno marcado para liberação para relações sexuais. Vou ver sobre isso, mas tem um custo novamente se for para ser retirado cirurgicamente? Ou o médico retira ele sem custo nenhum, pois foi uma alteração do processo cirurgico e o médico não pode deixar um paciente assim né. E outra me foi caro essa cirurgia, não posso mais gasta dinheiro e nem tenho pra pagar de volta processos cirurgicos

      Excluir
    3. Acredito que deva ter conversado coms eu médico sobre a reparação, pode nos postar a resposta dele? para ajudar a outros? abçs.

      Excluir
  44. Oi, bom dia!

    Tenho 30 anos, hoje faz 18 dias de operado. Os pontos estão caindo, alguns por estarem ressecando incomodam. O que não tenho conseguido controlar é a ereção a noite, tenho dormido muito pouco devido a isso.

    O que me preocupa é o inchaço ainda. Usei muito gelo que acabou queimando o local e formando bolhas. As bolhas estão sumindo, mas o inchaço continua.

    Não sinto dor, só um desconforto ao redor dos pontos após a limpeza.

    Não tenho usado mais nada, nem pomada (Nebacetin) nem os medicamentos.

    Hoje após o banho percebi um "caroço" no final do pênis. Que será?

    ResponderExcluir
  45. Fiz Postectomia sexta-feira passada e sinto que a recuperação está indo bem. Sofro mais com as ereções durante a noite, não sei o que fazer para impedir. Meu médico não passou nenhum sabonete, ou disse algo do tipo de higienização. Passou somente remédio e pomada! E não fiz mais curativos depois de sábado. Não está tanto inchado e acho que recuperarei-me rapidamente. Só tenho uma dúvida: realmente a glande não deve ficar para fora, pois resseca? Porque a cirurgia quando é feita, a glande é deixada para fora. Isso não tem lógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TBM FIZ UMA POSTECTOMIA E O Q ME AJUDOU A CONTROLAR A EREÇÃO DURANTE A NOITE FOI COLOCAR O CELULAR PARA DESPERTAR A CADA HORA.

      Excluir
    2. essas ereções noturnas são normais, ainda mais acrescidas de um pouco de dor, é o proprio organismo querendo reagir contra o ataque feito a ele atraves da intervenção... relaxa e pensa em coisas que o façam ficar de boa...

      Excluir
  46. FIZ UMA POSTECTOMIA HÁ UM MÊS JÁ ESTOU BEM MELHOR, MAIS AINDA ESTOU EM DUVIDA PQ O CABRESTO AINDA ESTÁ UM POUCO AMARELO, FUI AO MEDICO ELE FALOU Q É NORMAL E MANDOU USAR UMA POMADA, MAIS MESMO ASSIM ESTOU E DUVIDA E GOSTARIA SABER SE REALMENTE É NORMAL E COMO SE CHAMA ESSE AMARELO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é normal, o cabresto não foi tirado? normalmente o é.

      Excluir
  47. ola pessoal,no meu caso,a cabeca do penis esta muito inchada e é meio dificil ver onde sai o xixi,eu n sei se isso é normal,se alguem me responder eu agradeceria muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ian, porque está inchado? vc andou forçando? vc não consegue ver a ponta do penis quando está ereto ou quando flacido? envie mensagem mais xplicativa e com fotos pode ser? abçs mas em todo o caso deve procurar falar com seus pais e procurar ajuda na unidade basica de saude ou na UPA ok?

      Excluir
  48. olá meu nome é vander e tenho 50 anos, fui uma vez ao urologista e ele disse que não havia necessidade de operar, mas oque me incomoda é a higiene, pois do restante eu não tenho problema.
    eu consigo me masturbar e não sinto nenhuma dor, consigo descobrir completamente a cabeça.
    será que é necessário eu operar? será que vai ter algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu amigo, vc está com 50 anos, se até hoje não lhe deu problemas, você consegue até na hora do sexo expor a glande e isso não te machuca, acho que está resolvido, você só tem excesso de pele acredito eu, o melhor seria ver (pode se quiser enviar foto), mas acredito que vc é um homem bem resolvido quanto a isso, a questão de higiene já que não tem problçemas de expor a glande pode ser feito com bastante naturalidade e de maneira correta. abçs.

      Excluir
  49. como saber se preciso de cirurgia ou não ?

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, putz só não desvirtuem o grupo, né?

      Excluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Ola, Consigo contrair o prepucio e expor a cabeça do meu penis normalmente quando ele esta flácido , mas quando ele esta ereto não consigo expor toda a cabeça , apenas uma parte. o que eu tenho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto se chama parafimose, é até mais grave que a fimose normal pois pode te causar mais males... procure um medico e olhe seu email que respondi a você...abçs.

      Excluir
  53. ola. por favor me responda.... fiz operaçao mas o medico n disse q era pra arregaçar...entak fiquei uma semana passano a pomada so na pontinha.... depois no retorno ele disse mas cheguei em casa e percebi q a pele parece estar grudada nos dois lados e em baixo... não sei se cicatrizou errado ou se costuraram por algum motivo.... isso é normal ? caso n seja o medico tem q cobrir caso precise de uma outra cirurgia ou tratamento ? afinal ele n explicou no pos operatorio de imediato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja fui ao medico e ele explicou que minha situaçao era avançada, a glande estava muito inflamada e iria criar um tumor e portanto tiveram que cortas varios pedaços da glande e também custurar ela à pele...porém ta cicatrizando e ficando com uma aparencia um pouco melhor...

      Excluir
  54. Olá Abílio, bom o meu problema é o seguinte.Fiz a cirurgia de fimose com 15 anos so que quando cicatrizou ficou uma parte da pele cicatrizada a glande. A cirurgia para arrumar isso é rápida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha tambem ta assim eu ja comentei.... e só faz 12 dias apos a cirurgia, o medico esqueceu de dizer para arregaçar...

      Excluir
  55. ola eu acho que tenho parafimose é muito grave? COMO POSSA CURALA
    e também não sei como dizer a meu pai !! obrigado!
    e tenho 13 anos.

    ResponderExcluir
  56. Olá tenho 18 anos e faz 6 dias desde que operei da Fimose e me apareceu uma "bolinha" amarela na parte de trás da Glande quero saber se é normal ou não ,pois tento tocar para ver ,mas os pontos interferem por estarem secos n da pra mexer .....
    Também gostaria de saber ,para a limpeza do pênis ,teria q puxar até expor totalmente a Glande mesmo estando com os pontos ressecados ....
    E sem falar nas dores por causa das ereções noturna ou a vontade de coçar.
    Agradeço a Atenção Obrigado !

    ResponderExcluir
  57. Eu já estou com dois pontos( aliás os pontos demoraram muito pra cair.. mas muito) depois que esses pontos caírem o que devo fazer? A cabeça do pênis está quase toda pra fora '-

    ResponderExcluir
  58. Olá Abilio, tenho 15 anos e tenho fimose. Poderia me dizer quanto custa em média uma postectomia feita em uma clínica particular?

    ResponderExcluir
  59. Fiz a cirurgia de fimose a dois dias e a glande do penis esta bastante dolorida e ao redor da glande do penis tem vários caroços como se fossem espinhas e normal essas coisas?

    ResponderExcluir
  60. Dr. Renan, boa noite.

    Meu filho fez a cirurgia utilizando o plastibell.

    Hoje, com 11 dias pós operatório, antes do banho ele puxou o plastibel, descolando 2/3.

    Esta sangrando um pouco.

    Tomou banho, com dores, e após o banho passei a pomada Nebacimed receitada pela cirurgiã e
    dei também dipirona.

    Enquanto ele fic paradinho não dói. mas está preso em 1/3 da pele.

    Não sei o que fazer, estou preocupado.

    Pode me orientar?


    Não está sangrando no momento, mas não dá nem ppara passar a pomada corretamente.


    Grato

    Jefferson Patrocínio.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia, meu filho tem 3 anos e 6 meses, operou ontem dia 17 (quarta) depois que eu acordei hoje e fiquei observando ele, vi quando ele se mecheu e foi com a mao no piruzinho em seguida fui e tirei a mao dele, sera que ele dormindo e no caso de eu nao ver ocorre dele tirar o plastibel ou ate mesmo se machucar colocando a mao no piruzinho dele, e outra coisa ele veio para casa com gases pra proteger quando eu fui dar banho e fazer a.limpeza a gase estava um pouco sujo tipo um liquido meio amarelho escuro ou marrom o que pode ser isso bem ali na.parte de baixo.onde sai o xixi. Obrigada.

    ResponderExcluir
  62. Olá tem um filho de três anos de idade e percebir que surgiu uma bolha no penis dele de pus e não estoura e acho que ele não sente dor nem liga, mais fiquei preucupado com essa apareção, fui ao medico e ele me falou que era da fimose e passou uma pumada, mais não resouveu. e vejo que a pele da cabeça do penis já esta perto de de esfolar e o que devo fazer para essa bolha estourar ou sumir. E acho que ele não precisa de cirugia por conta que ele já esta concluindo a pele a chegar no final do penis, quem pode me responder o que devo fazer para essa bolha e para o espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo. o que parece esfolar é uma descamação provocada pelo sebo de proteção, há um nome que não lembro agora, mas que é bem normal, gostaria de saber como está a bola inflamada, melhorou?

      Excluir
  63. Fiz a postectomia a mais ou menos dois meses, porém, ainda se encontra um pouco de edema, nada exagerado, só um pouco, não sinto mais dores, já consigo me masturbar normalmente ,mas oque me deixa Cabreiro é o edema na região do freio, se alguém já passou por isso ou tem conhecimento sobre o assunto por favor me responda!obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uriel, se com todo ste tempo ele persiste é bom procurar seu médico..ok?! abçs

      Excluir
  64. Fiz a postectomia a mais ou menos dois meses, porém, ainda se encontra um pouco de edema, nada exagerado, só um pouco, não sinto mais dores, já consigo me masturbar normalmente ,mas oque me deixa Cabreiro é o edema na região do freio, se alguém já passou por isso ou tem conhecimento sobre o assunto por favor me responda!obrigado

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Abilio, fiz uma postectomia a 55 dias, tenho 55 anos e a parte de baixo ( do freio) ainda estar um pouco aberta, retornei ao médico e ele disse que quando ha descencia de sutura isso é normal, penso que foram vários fatores que contribuiram para essa demora na cicatrização 1º minha idade ja bastante avançada, 2º o material que foi usado na sutura talvez não tenha sido o mais apropriado, 3º tenho no minimo 2 ereções durante o sono e acordo com dores, 4° os pontos cairam no 7º dia e só havia cicatrizado em cima. .Que você pode me dizer disso tudo amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o procedimento é praticamente é o mesmo a todas as intervenções, o que acontece é o que disse a idade é fator relevante, e você não mencionou se é portador de diabetes ou não, ou se toma anticoagulante tipo ass ou clopdogrel, estes vão fazer que demore muito mais a cocatrização mesmo e é fato quanto mais seco mais rapida a cicatrização...outro fato é você ter as ereções é normal até pelo fato da necessidade de chegada de plaquetas e globulos para a cicatrização vai acontecer mesmo e é dificil para o homem reconhecer que também sente prazer na dor...porem se você nestas ereções vai e se masturba aí pode causar danos...ok

      Excluir
  66. Boa noite Abilio, fiz uma postectomia a 55 dias, tenho 55 anos e a parte de baixo ( do freio) ainda estar um pouco aberta, retornei ao médico e ele disse que quando ha descencia de sutura isso é normal, penso que foram vários fatores que contribuiram para essa demora na cicatrização 1º minha idade ja bastante avançada, 2º o material que foi usado na sutura talvez não tenha sido o mais apropriado, 3º tenho no minimo 2 ereções durante o sono e acordo com dores, 4° os pontos cairam no 7º dia e só havia cicatrizado em cima. .Que você pode me dizer disso tudo amigo

    ResponderExcluir
  67. Abilio Machado, gostaria de tirar uma dúvida que tenho, fiz a cirurgia de postectomia a 7 dias, e venho encontrando algumas complicações, por exemplo em volto do meu pênis está tipo um assado, uma pele ressecada e há sangramento na região peniana, outra que eu não sei oque pode ter sido mais algo machucou a ponta do meu pênis o deixando sensível, fui hoje quarta feira dia 15/03/15 no posto de saúde para verificar por indicações do médico, então a enfermeira me receitou para a limpeza um sabonete vegetal, e uma pomada para cicatrização, não consultei meu médico ainda por conta de ser pelo SUS e pela enfermeira ter me dado um outro retorno na próxima quarta feira para ver como está o mesmo...Espero que me responda muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  68. Bom dia fiz uma circuncisão a 23 dias atrás.... É normal continuar inchado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi hoje deve estar fazendo mais dias, sim, muito normal, mesmo porque foi uma agressão ao membro. se cuida e cuide dele, afinal ele é membro da sua real família. abçs.

      Excluir
  69. Fiz minha cirurgia a 50 dias ja. Mas quando me masturbo a pele como esta sempre seca, fica trincando... despelando e tal
    Como me masturbo quase todo dia, tem vez que fica em carne viva, dai dou um tempo mas o processo sempre se repete. Vai voltar ao normal com o tempo? Toda vez que eu me masturbar vai ser esse sofrimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é se acostumar com esta área sem pele, e cuidar-se, ok hidratação é bom até quando se fica com a pele...abçs.

      Excluir
  70. Use um hidratante ou óleo jhonson para se masturbar.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite dr fiz a retirada do excesso de pelo do penis tem 15 dias e abaixo dos pontos por dentro da pelo cinto algo um pouco duro como se tivesse um anel em volta porém por dentro da pelo próximo aos pontos isso é normal. Isso vão sumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO, NÃO VAI SUMIR, ESTE É A HERANÇA DA CICATRIZAÇÃO, ESTE ANEL VAI FICAR.

      Excluir
  72. Olá pessoal, fiz a postectomia e retirei tudo! Estou no 12 dia de pós cirurgia e alguns pontos caíram e outros não! Tenho sangramentos principalmente nas ereções noturnas!

    Mas algo me preocupa bastante! Eh a dor que sinto na glande quando está ereto! Não sei se a glande ta muito inchada, mas quando pênis está ereto e vc faz aquela contração muscular no próprio pênis, a glande dói muito! Isto eh normal? Passa com o tempo?

    ResponderExcluir
  73. Olá pessoal, fiz a postectomia e retirei tudo! Estou no 12 dia de pós cirurgia e alguns pontos caíram e outros não! Tenho sangramentos principalmente nas ereções noturnas!

    Mas algo me preocupa bastante! Eh a dor que sinto na glande quando está ereto! Não sei se a glande ta muito inchada, mas quando pênis está ereto e vc faz aquela contração muscular no próprio pênis, a glande dói muito! Isto eh normal? Passa com o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a invasão local pode acontecer, afinal foi uma agressão sofrida no orgão, tente não forçar e respeitar o período de convalescencia...abçs.

      Excluir
  74. Olá Boa Tarde meu filho fez uma postectomia ontem dia 14, e ele está com o pênis muito inchado e glande está toda para dentro ele até consegui puxar e expor quase toda ela só que não conseguimos ver os pontos esse inchaço a ponto de não ver os pontos é normal.
    Por favor me ajudem pois estamos muito preocupados meu filho tem 14 anos.

    ResponderExcluir
  75. Olá Boa Tarde meu filho fez uma postectomia ontem dia 14, e ele está com o pênis muito inchado e glande está toda para dentro ele até consegui puxar e expor quase toda ela só que não conseguimos ver os pontos esse inchaço a ponto de não ver os pontos é normal.
    Por favor me ajudem pois estamos muito preocupados meu filho tem 14 anos.

    ResponderExcluir
  76. Olá Boa Tarde meu filho fez uma postectomia ontem dia 14, e ele está com o pênis muito inchado e glande está toda para dentro ele até consegui puxar e expor quase toda ela só que não conseguimos ver os pontos esse inchaço a ponto de não ver os pontos é normal.
    Por favor me ajudem pois estamos muito preocupados meu filho tem 14 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos, acho que lhe respondo por email, mas tudo bem, você não pode forçar o que está ainda inchado, pois poderá provocar uma parafimose e ai vai ser pior, o uso do gelo alternadamente faz diminuir o inchaço, o uso dos medicamentos como o antiinflamatorio e remedinho para dor tem que tomar, outra coisa é não tenter fazer no seco, hidrate o local antes... se não passar por favor, medico sim?
      abçs.

      Excluir
  77. Olá, fiz a cirurgia a 2 meses e meio e ainda tenho problemas com a sensibilidade. Consigo usar cuecas normalmente, de todos os tipos, não sinto dor quando encosta, etc. O problema só ocorre após a ejaculação, depois disso a região da cirurgia dói muito, principalmente na região do freio. É normal isso? tende a diminuir? já era para ter diminuído?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com dois meses já era para ter parado de doer, eh aconselhável ir até seu medico e verificar, ok, normalmente o unico problema é com a sensibilidade pois tudo que encostar vai provocar a irrigação e com isso a ereção. abçs.

      Excluir
  78. Boa tarde,fiz a cirurgia de postectomia ontem e a região dos pontos está muito inchada, pra baixo dessa região tbm, roxo até o saco, acho q está apertado, isso é normal?

    ResponderExcluir
  79. Olá Abílio

    Eu fiz a cirurgia de fimose há 43 dias. Na última revisão, o médico disse que eu estava me recuperando bem. Só que nesta semana, no corpo do pênis apareceu um caroçinho menor que um grão de feijão e está por debaixo da pele. Também quando tenho ereção, sinto um pouco de dor. Estou preocupado. Será que tem alguma coisa a ver com a cirurgia?

    ResponderExcluir
  80. Olá Abílio

    Eu fiz a cirurgia de fimose há 43 dias. Na última revisão, o médico disse que eu estava me recuperando bem. Só que nesta semana, no corpo do pênis apareceu um caroçinho menor que um grão de feijão (parece um nódulo, não sei bem) e está por debaixo da pele. Também quando tenho ereção, sinto um pouco de dor. Estou preocupado. Será que tem alguma coisa a ver com a cirurgia?

    ResponderExcluir
  81. Boa noite Abilio.
    Fiz a postectomia a 4 dias, porem ha um inchaço logo apos a glande que cobre toda a regiao onde foi ponteado, formando uma especie de "cachecol". É normal esse inchaço? E se for,com qtos dias comeca a desinchar?
    obg pela atencao...

    ResponderExcluir
  82. Bom dia fiz a cirurgia, a 4 dia está inda bem apesar de todos os encomodos, porém o que me encomoda e que sinto um corocinho no corpo do pênis de baixo da glande, tipo como se fosse um nervo pois quando o toca sinto estimulo na glande, porem se aperta um pouco demais doi, o que poderia ser? E normal?? Não ira atrapalhar na minhas relacões tenho 22 anos.

    ResponderExcluir
  83. bom dia sr Abilio, eu fiz a cirurgia da Fimose dia 29 do mes passado, os póntos já cairam, mais onde os pontos estavam, quando caíram ficaram tipo uns carocinhos, isso é normal ? quando meu pênis fica mole, a pele ja está cobrindo normal, aí quando ele fica ereto, ele ereta normal, como se fosse um penis sem Fimose, mais ao redor onde tava os pontos, tem uns caroços, alguns já sumiram e outros parecem que não, saem com o tempo ? tenho 20 anos e agora dia 29 faz um mês que fiz a cirurgia. obg.

    ResponderExcluir
  84. Bom meu nome é Matheus e eu tenho 14 anos. eu tenho a pelinha no meu pênis só que já passei em vários urologistas e eles sempre falam a mesma coisa "não é necessário fazer a cirurgia". eu sempre tiro pra fora a glande, mas se eu toco na glande, dói muito, e nem sei oque faço.
    Queria saber se há alguma pomada,algum tipo de produto de higiene especifico , ou até mesmo se eu durmo ou deixo as vezes a glande na cueca.?

    ResponderExcluir
  85. e ae galera blz?
    bom fiz a cirurgia na terça agora rapaz ate agora nao sentir dor nenhuma ta bom de mais qualquer coisa add no skype igorrocha00

    ResponderExcluir
  86. Olá pessoal. Fiz a cirurgia há 20 dias e sinto que está correndo tudo bem, apesar de que eu ainda tenho um pouco de dificuldade em expor totalmente a glande com ele mole (não tentei com ele duro), não sei se por causa dos pontos ou outra coisa. Alguém que souber poderia me dizer se é normal e se isso melhora, por favor.

    ResponderExcluir
  87. Oi pessoal, meu nome é bruno e tenho 16 anos, fiz a cirurgia de fimose ontem e tem uma bolha do lado da glande, isso é normal ?

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. E ae galera beleza, meu nome é Victor tenho 18 anos e fiz a cirurgia a 8 dias então um dos pontos já caiu da glande isso é normal? E com quando tempo os pontos começam a cair literalmente

    ResponderExcluir
  90. bom dia meu nome é R.A. fiz cirugia de firmose há uma semana hj. e continua inchado envolta onde levou os pontos isso e nomal e quanto tem para volta ao normal e alguns pontos ja abriram so q nao caiu ainda? devo volta ao medico!

    ResponderExcluir
  91. Faz 26 dias que fiz postectomia, entre os pontos (que ja cairam) e a glande continua inchado, isso é normal ? e quando durmo por cima do penis é que incha mesmo .

    ResponderExcluir
  92. Faz 26 dias que fiz postectomia, entre os pontos (que ja cairam) e a glande continua inchado, isso é normal ? e quando durmo por cima do penis é que incha mesmo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim, normal, cuidado, evite este dormir por sobre o machucado.

      Excluir
  93. Olá. Estou no terceiro dia pós-cirurgia. Tive equimose na glande e no corpo do pênis. É normal o inchaço no corpo do pênis ou só é normal inchaço perto da cicatriz? Alguém teve inchaço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super normal, o tempo passou deve estar até melhor não?

      Excluir
  94. Eu tenho 12 anos e eu consegui tirar a fimose com a mão (pq a ponta não aparecia nunca, so se eu puxasse)
    O problema É, o meu penis começou a inxar e doia muito, mas agr não ta doendo tanto, e so doi um pouco quando fica duro
    Eu li vários sintomas e os meus parecem muito com as pessoas que fizeram a cirurgia
    Eu devo esperar ou fazer algo? (Eu tirei a fimose a uma semana)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem...quer dizer que você apresentava uma fimose, ou seja, excesso de pele sobre o penis e ao mexer nele você conseguiu liberar a glande? é isso, primeiro é possivel que não tivesse fimose, apenas a pele ainda grudada sobre a glande, fato não muito comum pois você com doze anos já teve com certeza várias ereções e uma higiene mais correta, faz pate da higiene, arregaçar o penis e lavar com agua e sabao a glande retirando todo o exesso de uma especie de sebo que fica sobre a glande e adjacencias... se acaso persistir dores é bom procurar ajuda médica, outro fato que é bom atentar é se ao ficar ereto esta pele não acaba estrangulando de alguma maneira o penis, é chamado daí de párafimose, no blog há um capitulo que fala só deste quadro, este é um caso de urgencia à procura de um medico, pois pode causar danos irreparáveis, a poucos dias um menino de 14 anos foi internado porque seu colega colocou um elastico, desses de dinheiro em seu penis, e infelizmente teve de ser amputado...cuidar é necessário, e atenção sempre ! abçs.

      Excluir
  95. Bom dia. Eu fui ao urologista e fui diagnosticado com "freio curto" ao qual fui operado no dia 1. Durante os primeiros dias, nao conseguia nem sequer "arregaçar" porque as dores eram muitas. Agora que aos poucos vou conseguindo, começo a ver que parece que o freio ainda lá está. É normal? As vezes parece que ele la esta, cosido ou "colado" ao prepúcio novamente. Isto é possivem de acontecer? Obrigado

    ResponderExcluir
  96. Boa noite. Eu retirei a fimose sozinho mais no outro dia meu Pênis estava muito inchado em baixo da cabeça bem na divisão da pele e da cabeça devo procurar um medico ?

    ResponderExcluir
  97. Boa noite,

    Após a postectomia a cabeça do pênis ficará com uma coloração diferente da habitual?

    ResponderExcluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. Olá fiz a cirurgia da fimose fais 45 dias tá tudo normal só a região do freio que está demorando pra desinchar e normal?

    ResponderExcluir
  100. ola, gente fiz a cirurgia faz 35 dias meu penis ja estava em desinchado do que de uns dias para ca inchou e nao desincha mas nao doi mas ta muito inchado.... alguem sabe informar se é normal?

    ResponderExcluir
  101. hoje fazem 17 dias que fiz a cirurgia, e os pontos ainda não cairam, o médico disse que qdo fizer 20 dias começam cair. É que tenho a impressão que meu pau fica duro toda a noite, sinto dor onde estão os pontos, não durmo direito. tentei me masturbar mas não consegui.

    Isso é normal?

    gurimadeinsul@gmail.com

    ResponderExcluir
  102. Boa Noite, eu sou o Lucas, 17 anos
    Porque o médico tirou o freio? Ele escreveu nos papéis que fez Postectomia e plástica no freio.
    No lugar do freio tem um ponto. Isto é normal?

    gurimadeinsul@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. Olá, fiz minha cirurgia à 11 dias, e logo nos primeiros 4 dias os pontos soltaram, acredito que por conta da ereção, mas não houve cicatrização na área, e quando vou retrair o prepúcio para lavar, ou passar pomada na região do freio, essa parte onde 4 pontos soltaram abre, não há sangramento nem dor, mas estou preocupado se está caminhando fora do previsto e eu ficar com o pênis deformado, isso é normal ? Continuo passando nebacetin, mas continua me preocupando, porque a maior parte está cicatrizando, enquanto essa área, próxima ao freio, na parte esquerda, está pouco exposta e sem cicatrização, meu medico disse que masturbação só após o dia 14, e meu erro não foi ter questionado isso com ele, estou muito preocupado.

    ResponderExcluir
  104. Olá, fiz minha cirurgia à 11 dias, e logo nos primeiros 4 dias os pontos soltaram, acredito que por conta da ereção, mas não houve cicatrização na área, e quando vou retrair o prepúcio para lavar, ou passar pomada na região do freio, essa parte onde 4 pontos soltaram abre, não há sangramento nem dor, mas estou preocupado se está caminhando fora do previsto e eu ficar com o pênis deformado, isso é normal ? Continuo passando nebacetin, mas continua me preocupando, porque a maior parte está cicatrizando, enquanto essa área, próxima ao freio, na parte esquerda, está pouco exposta e sem cicatrização, meu medico disse que masturbação só após o dia 14, e meu erro não foi ter questionado isso com ele, estou muito preocupado.

    ResponderExcluir
  105. Olá! Fiz uma postectomia hoje (07/11/2016) e nas orientações escritas deixadas pelo médico só fala em retirar o curativo após 48 horas e lavar normalmente. Não fala em refazer o curativo, não me receitou pomada (somente anti-inflamatório e analgésico) e diz que tenho que usar gelo no local de 2 em 2 horas (mesmo com o curativo?). É isso mesmo? Snif, snif... não consigo falar com o dito cujo que me operou (caixa de mensagem)!!!

    ResponderExcluir
  106. faz meses que operei e a ultima vez que fui ele disse pra eu puxar a pele pra cima e sempre limpar bem e não me masturbar por 20 dias, acabei me masturbando antes desse prazo e não estava limpando bem, e com o tempo passando acabei relaxando e sempre me masturbo, consegui ficar uma vez uns 20 dias mas acho que nao higienizei bem e continua inchado até agora e não sei oque faço pq as vezes fico excitado do nada e acabo ejaculando sem fazer nada e isso atrapalha né ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não sei como está seu estado agora. pode entrar em contato de novo, havia lhe respondido por email.

      Excluir
  107. Bom Dia
    Meu filho tem 4 anos e fez a cirurgia a 8 dias ,ainda está com o anel de silicone, gostaria de saber quanto tempo pra ele entrar na piscina.
    Obrigada
    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe...acho que recebeu a resposta por email... para qualquer incisão é exigido o minimo de 15 dias sem forçar o local, a agua da piscina só ele vai usar? ou varias outras crianças e pessoas, aí você tem de avaliar se vale o risco de uma infecção, o ideal é cuidar ao máximo, quanto mais cuidar menos será o reestabelecimento.

      Excluir
  108. Olá! Meu filho tem 15 anos e fez a cirurgia há 4 meses já. Ele ainda tem uma espécie de "cachecol " ao redor do penis. Ainda ficou muito inchado. O médico disse que iria passar nos primeiros meses e até agora nada. Existe algum tipo de drenagem p ser feita, ou um novo procedimento para correção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz ano passado e tbm esperei uns meses o medico avaliando ate q ele decidiu refazer, pq o sangue nao drenou. Fiz pela segunda vez agr em março e está bem melhor, sem cachecol... Unica coisa q me preocupa eh um pouco de inchaço e uma dorzinha na cicatriz, mas ainda nao deu nem 1 mes, entao deve ser normal e espero que dê certo. Nao foi facil encarar isso dnv, mas no meu caso foi a ultima alternativa msm... Entao sim, existe uma cirurgia reparadora quando isso acontece.

      Excluir
  109. olá, fiz a cirurgia no dia 13/03, o meu caso estava bem avançado até o médico no dia da consulta me perguntou se eu conseguia a manter a relação, bom EU disse a ele que sim ele porem ficou espantado e me perguntou se doia na hora da relação....eu disse que era normal só a pele que não passava da glande era colada tanto em baixo e nas laterais...


    Quero saber se ddemora muito pra secatriza pois como falei estou do dia 13 até agora dia 22 com muita sencibilidade e não consigo encostar pois é muuuito sencivél, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei pelo mesmo problema. O melhor conselho que posso te dar é procurar usar sabonete líquido íntimo masculino (vc acha pra comprar pela internet mesmo e não é caro) e deixe cair em cima no banho e depois enxague. Ajuda bastante a diminuir a sensibilidade. Além disso, deixe ele em contato com a cueca. Dói mesmo no começo mas acostuma.

      Excluir