terça-feira, 14 de agosto de 2012

GRÃOS DE FORDYCE

...OU MANCHAS DE FORDYCE 

Pontos branco, amarelo ou creme, de tamanhos de 1 a 3 mm de diâmetro, que podem aparecer no tronco do pênis, no escroto, na vulva, lábios faciais, dentro da boca ou na região sub-coronal do pênis.

São comuns em homens e mulheres de todas as idades. Estes bulbos são chamados manchas de Fordyce em honra ao dermatologista americano John Addison Fordyce, quem foi a primeira pessoa em pesquisá-las.

O nome de manchas foi incorretamente dado ao traduzir erroneamente o termo em inglês "Fordyce's spot", dado que "spot" pode significar mancha, grão ou espinha dependendo do contexto. Os Grãos de Fordyce são uma forma de glândulas sebáceas ectópicas (fora do lugar usual).

Não são malignas e não são infecciosas. Muitos jovens vão ao medico preocupados pela possibilidade de ter contraído alguma doença ou infecções de transmissão sexual, no entanto os Grãos de Fordyce não têm nenhuma relação nem afetam as atividades sexuais, tendo só uma repercussão estética.

Dentro do tratamento podemos realizar cauterizações, remoção cirúrgica ou peelings químicos.

6 comentários:

  1. Tenho Grãos de Fordyce e além disso tenho varizes. Alguém conhece algum medico que trate desses sintomas?
    Jã fui em um Urologista mas o mesmo disse que é estética e não me orientou ou indicou um médico especialista no assunto!
    Se alguém tiver o saco assim também vamos trocar umas idéias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ae parceiro tmb to essas glandulas de fordyce

      Excluir
  2. Estou com um grão desses inflamado. eu inventei de espremer e acabou inflamando, eu espreme de novo mas saiu um pouco de pus e ele ta grandão, maior que os outros grãos. Não sei o que fazer, alguem ja passou por isso? me ajudem. obrigado

    ResponderExcluir
  3. Estou com um grão desses inflamado. eu inventei de espremer e acabou inflamando, eu espreme de novo mas saiu um pouco de pus e ele ta grandão, maior que os outros grãos. Não sei o que fazer, alguem ja passou por isso? me ajudem. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma condiçao. O que sucedeu no seu caso?

      Excluir
    2. Estou na mesma condiçao. O que sucedeu no seu caso?

      Excluir