terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os beneficios do sexo


O sexo não é apenas um fator importante para os relacionamentos. 
Além de queimar calorias, faz bem à saúde, confira abaixo alguns benificios do sexo:
1. Diminui o stress
A atividade sexual torna o organismo mais resistente à pressão,  pessoas com uma vida sexual ativa registram uma menor subida da tensão arterial quando confrontadas com situações de stress.
2. Atenua a dor
Os níveis de oxitocina após um orgasmo podem subir até cinco vezes o seu valor normal, dando a sensação de prazer, podendo aliviar o mal-estar, até duplicar a capacidade de resistência à dor.
3. Previne problemas urinários
O exercício físico localizado que se faz no ato sexual, consiste na contração e relaxamento dos músculos pélvicos, reforçando o tónus muscular, e assim ajuda a prevenir a incontinência urinária.
4. Emagrece
Estima-se que cada ato sexual são quimadas até 200 calorias. Outros benefícios resultantes da contração muscular nesta atividade física incluem a tonificação da zona da barriga, coxas, nádegas e braços, bem como uma melhor postura.
5. Diminui o risco de cancro
São vários os estudos que apontam os benefícios do sexo para a saúde masculina, nomeadamente no risco de cancro da próstata. Um deles, defende que praticar sexo cinco vezes por semana reduz este risco num terço. A razão reside na frequência da ejaculação, que evita a acumulação de substâncias potencialmente nocivas no sémen. Outras pesquisas atribuem vantagens na prevenção do cancro da mama, pela ação dos hormônios libertados no orgasmo.
6. Regula o sistema imunitário
Uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA , responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados. 
7. Faz bem ao coração
Ao contrário do que se pensa, a probabilidade de vir a ter um ataque cardíaco durante ou logo após o ato sexual é reduzida. É de uma em um milhão para pessoas que já tenham tido este problema de saúde, defendem investigadores de Harvard.
A atividade sexual pode ser benéfica pelo treino cardiovascular que proporciona na fase de excitação, batimentos cardíacos que passam de 60/70 a 150 por minuto, o equivalente à pulsação de um atleta em prova.
Estudos internacionais concluíram também que fazer sexo três ou mais vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco para metade.
8. Promove a longevidade
Investigadores da Universidade de Queens, em Belfast, concluíram, após um estudo que acompanhou mil homens de meia idade durante uma década, que a maior frequência de orgasmos reduz a taxa de mortalidade para metade.
9. Potencia a fertilidade
A prática sexual regular contribui para um esperma saudável, pois a qualidade do sémen aumenta após ejaculações diárias durante sete dias. O resultado deve-se ao fato de os espermatozóides permanecerem menos tempo nos testículos, logo serem menos expostos a moléculas nocivas.
10. Combate as enxaquecas
Estima-se que a estimulação sexual feminina tem um poder apaziguador da dor de cabeça. A explicação, segundo especialistas norte-americanos, está na libertação de endorfinas e outras substâncias no cérebro que atuam como um analgésico natural.
11. Regula a menstruação
A libertação de endorfinas na relação sexual desencadeia a produção de estrogénios, hormônios que podem atenuar os sintomas associados à síndrome pré-menstrual. Outras pesquisas indicam ainda que a prática frequente de sexo contribui para uma menstruação regular.
12. Melhora o sono
Os hormônios do prazer libertadas numa relação sexual são o passaporte para uma noite de descanso, defende Laura Berman, terapeuta sexual norte-americana, para quem a satisfação sexual, além de aliviar o stress é a solução mais saudável para regular o sono.
13. Melhora o aspecto da pele
Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido). De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário