terça-feira, 7 de agosto de 2012

Por que eles pensam o tempo todo em sexo?


Pesquisas mostram que a sexualidade é vivida diferentemente pelo homem e pela mulher. O homem, devido à testosterona, tem um desejo sexual constante, podendo ter relações sexuais todos os dias, sem muito esforço. Excita-se facilmente por meio de suas fantasias, pois é a ''mente'' o órgão sexual mais importante que temos. Os órgãos sensoriais também cooperam ativamente neste processo. 

As mulheres, por sua vez, são mais mornas em sua excitação, precisando de estimulação, como carinho, palavras afetuosas, sendo estimuladas também pela capacidade de fantasiar. Quando isso ocorre, a excitação também é intensa. 

Esta diferença entre gêneros ocorre devido à fisiologia de cada um. Na primeira metade do ciclo menstrual, a mulher libera mais estrogênio, hormônio que a deixa mais sensual e permissiva para o ato sexual, pois vai ovular, e seu cérebro prepara o corpo para receber um óvulo fecundado, mesmo que conscientemente ela não tenha este desejo; na segunda metade do ciclo menstrual há o predomínio da progesterona, que a deixa mais quieta, sem muito desejo, pois pode estar iniciando neste período uma gravidez e esta precisa de condições para vingar. 

Os homens, por uma questão de preservação da espécie, são mais afoitos, pois enquanto uma mulher gera um filho ao longo de nove meses, um homem pode engravidar, no mesmo período, muitas mulheres. 

Até aqui estamos falando da nossa condição de animais. Mas o que nos faz humanos é a nossa espiritualidade. O ser humano é a soma do animal e do espiritual juntos. Isso nos tira da condição de animais racionais apenas e nos transforma em seres feitos para o amor. 

Sendo assim, a sexualidade não é apenas um desejo de procriação, mas um ato que une um homem e uma mulher num momento sublime, de total doação e desejo de ser prazeroso para o outro. 

Em qualquer etnia ou época, mesmo ocorrendo grandes repressões, o desejo sexual pela pessoa amada sempre estará presente, em busca de realização efetiva, embalado pelos mais diversos sonhos. 

Mitos e Verdades 

- Mito: homens e mulheres reagem igual à sexualidade 

- Verdade: quem ama quer ser prazeroso para o outro 

Denise Hernandes Tinoco, doutora em Psicologia Clínica, psicoterapeuta e docente


Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--29-20120105&tit=por+que+eles+pensam+o+tempo+todo+em+sexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário