sábado, 13 de outubro de 2012

MENTES CONVERGENTES E DIVERGENTES: QUE TIPO É A SUA?



É curioso como pessoas semelhantes podem ter percepções e condutas bastante diferentes diante de uma mesma situação. Frente a isso nasce uma teoria que divide as mentes em dois grandes grupos:
1- Mentes Convergentes = são pessoas com uma forte tendência ao raciocino lógico e sequencial, partem da parte para o todo, captam os detalhes.  São competentes e focadas, fazem uma coisa de cada vez e com muita organização. Em contraponto tem maior dificuldade de perceber o todo em um primeiro momento, são mais intransigentes e não aceitam erros. Colocadas fora da rotina podem se perder um pouco.
2- Mentes Divergentes = são pessoas com raciocínio mais intuitivo, são criativas e percebem o todo antes de perceber as partes. São menos organizadas e não se encaixam em rotinas. Fazem varias coisas ao mesmo tempo, nem sempre todas com qualidade. São mais sensíveis, adaptam mais facilmente as mudanças e tem melhor poder de improvisação.
“Apesar de uma teoria relativamente simplista, ela ajuda a entender parte das diferenças entre as pessoas”, explica o neurologista Leandro Teles. É verdade que ninguém está só em um grupo ou só no outro. Todos têm momentos de convergência e divergência, havendo, no entanto, uma predileção individual a um desses dois estados.
O reconhecimento dessas duas tendências pode ser importante em várias situações, por exemplo: na hora de escolher o ramo de atuação; na hora de contratar alguém; na hora de preparar apresentações (público convergente Vs público divergente) ; na relação com colegas de trabalho, etc...
Cérebro Esquerdo e Direito
O cérebro humano é formado por duas metades, lado esquerdo e lado direito que se comunicam constantemente. Apesar de parecidas anatomicamente os hemisférios possuem diferenças importantes entre si. Eles podem funcionar com clara dominância de um sobre o outro ou cooperativamente a depender do preparo e da situação a que somos expostos.
Mentes convergentes tendem a utilizar mais o Hemisfério Esquerdo
O hemisfério esquerdo é geralmente o dominante para a linguagem. É um hemisfério mais lógico e centrado. Pensa em palavras, sequencialmente. É geralmente o hemisfério dominante para as atividades motoras finas (já que comanda o lado direito do corpo e a maioria das pessoas são destras). É aonde reside a lógica consciente. Quando pensamos em alguém o lado esquerdo nos mostra o nome, se for uma música ele nos traz a letra.
Mentes divergentes tendem a utilizar o Hemisfério Direito
O hemisfério direito tem uma lógica inconsciente, subjetiva e criativa. É funcionalmente mais desleixado, não se apega às regras e rotinas vigentes. É silencioso, não verbal, pensa com imagens e de modo difuso e não sequencial. Ao pensar em alguém ele nos mostra o rosto e no caso de músicas nos traz a melodia.
Profissões que favorecem um tipo de mente
Convergentes (Esquerdo)
Divergentes (Direito)

- Matemática
- Marketing
- Engenharia
- Entretenimento
- Direito
- Artes
- Pesquisador
- Arquitetura e Decoração

Como melhorar o funcionamento cerebral
A eficácia cerebral depende da capacidade de usar de maneira harmoniosa as funções dos dois lado e migrar da convergência para a divergência sem esforço, a depender da necessidade do momento. Isso pode e deve ser treinado.  Quem tende a convergência deve exercitar a convergência e vice e versa. O cérebro desenvolve-se na dependência das vivências do individuo. A dica é sair da zona de conforto: fazer coisas novas ou fazer coisas costumeiras com novos enfoques, de novas maneiras. 

Treinando o lado Esquerdo     
Treinando o Lado Direito

- Palavras cruzadas       
-  Artes
- Jogos de tabuleiro                      
- Música instrumental
- Leitura
- Quebra-cabeças
- Cálculos
- Criação
Testes e Exercícios
1- Imagens de múltipla interpretação
São usadas para tentar diferenciar mentes mais convergentes (visão preferencial do detalhe) das mentes mais divergentes (visão preferencial do todo).  Pede-se que a pessoa olhe rapidamente para figura (de 3 a 5 segundos) e diga o que ela vê (o importante aqui é a primeira impressão). 

 
2-A cor e o texto / Esquerda Vs Direita
Seguem nomes de cores escritas em cores diferentes. O desafio é dizer a cor em que está escrito e não o que está escrito.
Neste caso o hemisfério esquerdo tende a ler a cor escrita, enquanto o direito se esforça para visualizar a cor em que foi escrita a palavra.
3-   O Texto Embaralhado / Esquerda e Direita 
O desafio aqui é ler um texto escrito com letras internas das palavras embaralhadas. A leitura é na maioria das vezes função do hemisfério esquerdo, mas neste caso ocorre uma trégua entre os hemisfério e o lado direito ajuda um pouco na visão global das palavras.
Fonte- Neurologista Leandro Teles



Nenhum comentário:

Postar um comentário