quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SEXO CASUAL X SEXO COM COMPROMISSO

Sexo Casual


O sexo casual é sempre um tabu, principalmente para as mulheres.

sexo com compromisso, seja com o namorado ou marido, pode ser uma prisão para muitas pessoas. Quais os prós e contras de cada um deles?
Ao passo que ter o mesmo parceiro traz intimidade e você não se preocupa com vários preconceitos que possam existir, o sexo casual é algo para quem não gosta da rotina que os relacionamentos fixos podem trazer. Com a ajuda do sexologista e orientador sexual Dr. João Luis Borzino, listamos as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas relações. Veja só:

Sexo com compromisso

Vantagens
Segurança: "Ele é feito sem angústias, pois já se conhece o parceiro. Além de favorecer a liberdade e proporcionar ao casal menos pudor para propor novas fantasias e ensinar o que se gosta com mais confiança", explica o Dr. João.
Certeza: O casal sabe que o outro está ali e que um deseja o outro tanto quanto é desejado. Isso proporciona uma maior facilidade e certeza no encontro e, já conhecendo o que o parceiro gosta, fica fácil ousar com novas fantasias e propostas inusitadas.
Coisas como vendas, amarras etc: tornam-se bastante possíveis e agradáveis graças ao grau de confiança existente entre os dois amantes, não comprometendo nenhuma das partes. "Convenhamos que ser amarrado e vendado por um desconhecido pode ser perigoso (risos). O mais legal é pode ousar e desfrutar da companhia que é certa e acessível", afirma o sexologista.
Desvantagens
Mesmice: O risco de uma relação fixa cair na mesmice é muito grande, principalmente quando os pares não se dão conta de que esse "destino" está se aproximando do casal. Além, claro, de todos os outros empecilhos que envolvem a vida a dois e a intimidade, como brigas, mal entendidos, ciúmes, paranoias e desentendimentos que acabam por ecoar na vida sexual dos envolvidos. "É aquela velha história do relacionamento parecer mais um cativeiro do que algo proveitoso. O sentimento de posse, as castrações e as disputas por poder (pela razão), se postam contra uma vida sexual saudável", diz o profissional. Sem falar quando um acaba procurando mais sexo que o outro e isso acaba trazendo também uma série de briguinhas que acabam minando o sexo gostoso do início.
Pressão: Como aquela pessoa é super especial e você (todo mundo, não é?) espera ficar com ela para todo o sempre, a pressão e o nervosismo pode chegar com tudo na relação, principalmente nas primeiras vezes. O medo de falhar, de não ser bom o suficiente, de fazer algo ruim, daquela partezinha do corpo que a gente acha feia ou tem vergonha e a vontade de impressionar a qualquer custo, podem fazer com que o clima de tensão ocupe o ar, ao invés da paixão avassaladora. "Muitas vezes, para o homem, o desempenho sexual pressiona muito mais no sexo comprometido do que com uma pessoa que ele nunca mais vai ver. Isso pode levar a um auto grau de ansiedade e esquivas por medo de falhar", explica João.

Sexo Casual

Vantagens
Aventura: Todo mundo precisa de coisas que acelerem o coração e é isso que o sexo casual proporciona. A falta de certeza, a vontade de ser o melhor sexo da vida e a diversão de não ter compromisso nenhum depois daquilo podem ser um turbo para uma transa muito mais gostosa e descontraída. "O sexo casual é uma aventura! Todo ser humano precisa se aventurar para dar cor à vida", conta o orientador. Além de que a espera pela ligação do outro no dia seguinte pode ser muito excitante e um novo convite para um passeio, barzinho ou balada seria como ganhar um prêmio de melhor amante do mundo.
Liberdade: Num sexo casual, você não precisa se preocupar com quaisquer compromissos, cobranças e obrigações, faz, basicamente, apenas o que desejar. Sua liberdade é sua guia e você pode se sentir extremamente confortável para cortar os laços sexuais quando preferir.


Desvantagens

Insegurança: Se num relacionamento fixo se conhece bem a outra pessoa, aqui a história é completamente diferente. O risco de doenças sexualmente transmissíveis aumenta e o perigo de se apaixonar e não ser correspondida também. Sem falar no caso das difamações, slutshamming (fazer uma mulher se sentir culpada por sua liberdade sexual) e pornô de revanche. É importante que, tanto em sexo casual como comprometido, as mulheres prestem muita atenção a todo o conteúdo gravado ou fotografado sobre si e tenha confiança e maturidade para lidar com eventuais difamações por parte de seus parceiros.
Gravidez indesejada: "O ônus de uma relação sexual para uma mulher é diferente; existe o peso ancestral da responsabilidade de uma gravidez (mesmo com anticoncepcionais e afins), que determina um comportamento de entrega que respeita algumas premissas: uma mulher quer se entregar para o homem que admira, sente-se segura e acolhida". Não que você deva fazer sexo com medo, mas não custa nada prestar bastante atenção aos métodos preventivos caso você não tenha planos de filhos tão cedo.
Basta ponderar cada vantagem e desvantagem e decidir qual combina melhor com o seu momento, tentar neutralizar ao máximo os empecilhos e ser feliz, porque o objetivo do sexo, tanto casual quanto comprometido, é o mesmo: saúde e diversão!
* Serviço: Dr. João Luis Borzino, sexologista e orientador sexual.
Por Juliany Bernardo (MBPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário