sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Câncer de Pênis II

Câncer de Pênis

E-mail Imprimir PDF
O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis).

O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano. Estudos científicos também sugerem a associação entre infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e o câncer de pênis.

A doença é responsável por cerca de 1.000 amputações por ano no Brasil e ocorre principalmente em homens dentro da faixa etária de vida sexual e economicamente ativa. O custo médio para o tratamento de cada paciente é de cerca de R$ 35 mil. Entretanto, os urologistas costumam dizer que ela pode ser perfeitamente evitável com informação, água e sabão.

No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, superando até mesmo os casos de câncer de próstata e de bexiga.

Conheça o Programa Nacional de Saúde do Homem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário