sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Candidíase tem alguma relação com a fibromialgia?



Essa é uma pergunta que recebemos com certa frequência. Muitas pessoas que sofrem de fibromialgia apresentam crises recorrentes de candidíase. Há alguma relação entre uma doença e outra?
Não há uma relação direta, no entanto, se compreendermos alguns fatores que estão relacionados com ambas as doenças, podemos entender porque pessoas que sofrem de fibromialgia têm maior probabilidade de ter crises de cândida.
Candidíase tem alguma relação com a fibromialgia?
Ambas as doenças estão indiretamente relacionadas a estados emocionais. Há muitas pesquisas científicas que mostram que a fibromialgia é frequente em pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade e depressão. Estados emocionais alterados, por sua vez, afetam a imunidade e isso pode criar a situação propícia para a proliferação de fungos.
Para melhorar o quadro em ambos os casos, quando a origem é emocional, como ansiedade, estresse e dificuldades para lidar com a vida diária, é útil trabalhar com um profissional qualificado da área psicológica. Nesse caso, nenhuma das duas doenças será diretamente tratada, mas haverá uma melhora gradual à medida que a pessoa passar a controlar e gerir melhor as próprias emoções e conseguir evitar estados de depressão e ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário