quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Hernia Inguinal


A hérnia inguinal é uma das afecções cirúrgicas mais comuns nas crianças, sendo a segunda causa de nossas consultas na Especialidade de Cirurgia Pediátrica na Pró-Infância (perdendo apenas para Fimose).
A hérnia inguinal é uma das afecções cirúrgicas mais comuns nas crianças, sendo a segunda causa de nossas consultas na Especialidade de Cirurgia Pediátrica na Pró-Infância (perdendo apenas para Fimose).
Geralmente é indolor e muitas vezes passa desapercebida em casa, sendo diagnóstica
cada pelo Pediatra ou professora na Escola.
 
Sua causa é a persistência de um pequeno Canal nesta região chamado processus vaginalis. Sua abertura é a hernia inguinal propriamente dita, pois pode permitir a pasagem de víceras abdominais por ele indo, às vezes, até o escroto ou grande lá- bio vaginal. Casos como os da foto ao lado caracterizam o encarceramento da hér- nia, isto é, o conteúdo da hérnia (do saco herniário), foi aprisionado neste local levando a sofrimento das estruturas que estão ali. Neste caso acirurgia é de urgência para evitar complicações mais graves.
Bebê de 3 meses
com Hérnia encarcerada
à esquerda.
A hérnia inguinal é de tratamento exclusivamente CIRÚRGICO, e deve ser feita por profissional devidamente treinado em centros de cirurgia infantil e acostumado com o manejo da criança em todos os seus aspectos. É muito importante a forma de condução do caso de hérnia inguinal, pois ela deve ser sempre operada o mais breve possível. Uma das confusões mais comuns que ocorrem é sua diferenciação com outra patologia desta região, a hidrocele, que falaremos mais abaixo. Como você pode verificar ao lado, a hérnia não escolhe idade, podendo ocorrer até em recém-nascidos, o que não é um evento de todo raro,pois principalmente os prematuros podem apresentar hernia com maior frequência.
Bebê prematuro,
de 17 dias de vida
com Hérnia encarcerada
à direita.


Apesar das fotos serem todas de meninos, as meninas igualmente podem ser portadoras de hérnias.
 
Uma das confusões mais comuns que ocorrem é sua diferenciação com outra patologia desta região, a hidrocele, que falaremos mais abaixo.
Como você pode verificar ao lado, a hérnia não escolhe idade, podendo ocorrer até em recém-nascidos, o que não é um evento de todo raro, pois principalmente os prematuros podem apresentar hernia com maior frequência.

Um comentário:

  1. olá, queria saber se um pós operado de hérnia inguinal pode tomar remedio para candidiase?

    ResponderExcluir