segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Um pouco sobre Paulo de Tarso!


And2
Pois bem, em suas epístolas, Paulo de Tarso censura severamente aos irmãos em Cristo inclinados a dissensões internas, uma vez que eles estejam incumbidos de promover o Evangelho único de um mesmo Cristo. No entanto, Paulo de Tarso haveria omitido de suas epístolas todo o seu desvio de conduta, descrito por Atos dos Apóstolos, que o torna numa pessoa sem moral alguma para repreender a conduta daqueles mesmos irmãos em Cristo que se comportaram a exemplo dele, como nos revela Atos dos Apóstolos. Inclusive, se levarmos em conta a possibilidade de que Paulo omitira seus desvios de conduta de suas próprias epístolas, propositalmente, não só a nobreza de sua imagem como também toda a pureza daquele Espírito que os conduzia, será maculada. Um exemplo disso, diz respeito à circuncisão de Tito, o qual Paulo de Tarso, em sua Epístola aos Gálatas, alega haver sido compelido por judeus em fazê-la, ao contrário do mesmo episódio narrado em Atos dos Apóstolos onde é afirmado que o próprio Paulo tomou a iniciativa de circuncidar Tito no exclusivo intento de agradar aos judeus. A alegação de que exista uma contraditória nuance entre as narrativas da circuncisão de Tito, feita pelo Atos dos Apóstolos e pela Epístola de Paulo, faz sentido se levarmos em consideração a Epístola aos Gálatas, onde Paulo de Tarso censura Pedro, por este ocupar-se em ser agradável aos judeus antes mesmo de ao Cristo.
Ou seja, tal reprovação não faria o menor sentido uma vez que esta mesma razão fosse o motivo pelo qual Paulo de Tarso circuncidara Tito! Portanto, em sua Epístola aos Gálatas, Paulo de Tarso omite sua autoria da circuncisão de Tito, enquanto o Atos dos Apóstolos a atribui a uma particularidade de Paulo em desejar agradar aos judeus, da mesma forma que Pedro. Por fim, o que temos novamente são discípulos guiados não por um Espírito Santo, mas sim por um Espírito de Vaidade, de Discórdias, de Inveja, de Intrigas, de Separação e de Homicídios, relembrando aqui do tragicômico assassinato de Ananias e sua Esposa Safira, ou seja, são discípulos que se comportam de maneira oposta a do exemplo que deveriam dar na condição de homens que, conforme tanto se apregoa, servem de referência para todos os demais que desejarem adequar-se ao perfil de legítimos herdeiros do vindouro reino paradisíaco de Jesú Cristô.
Epístola de Paulo aos Filipenses 1:15: É verdade que alguns proclamam Cristo por inveja e espírito de competição; outros, porém, anunciam com boa intenção. 1:16Estes proclamam a Cristo por amor, sabendo que a minha missão é defender o Evangelho. 1:17: Os outros não anunciam com sinceridade, mas por competição, pensando que vão aumentar os meus sofrimentos enquanto estou na prisão. 1:18: Mas, que importância tem isso? Com boas ou más intenções, o que interessa é que Cristo está sendo anunciado, e eu fico contente com isso e continuarei a alegrar-me.
Epístola de Paulo aos Gálatas 5:14: Pois toda a Lei encontra a sua plenitude num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. 5:15: Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, tomem cuidado! Vocês vão acabar destruindo-se mutuamente. 5:26: Não sejamos ambiciosos de glória, provocando-nos mutuamente e tendo inveja uns dos outros.
Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios 1:10: Eu lhes peço, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo mantenham-se de acordo uns com os outros, para que não haja divisões. Sejam estreitamente unidos no mesmo espírito e no mesmo modo de pensar. 1:11: Meus irmãos, alguns da casa de Cloé me informaram que entre vocês existem brigas. 1:12: Eu me explico. É que uns dizem: “Eu sou de Paulo!” E outros: “Eu sou de Apolo!” E outros mais: “Eu sou de Pedro!” Outros ainda: “Eu sou de Cristo!”
Atos dos Apóstolos 15:37: Barnabé queria levar junto também João, chamado Marcos. 15:38: Paulo, porém, era de opinião que não deviam levar consigo uma pessoa que se havia separado deles na Panfília e não os acompanhara no trabalho. 15:39: Houve desacordo entre eles, a tal ponto que tiveram de separar-se um do outro. Barnabé levou Marcos consigo e embarcou para Chipre. 15:40: Paulo, por sua vez, escolheu Silas, e partiu, recomendado pelos irmãos à graça do Senhor.
Epístola de Paulo aos Gálatas 2:11: Quando Pedro foi a Antioquia, eu o enfrentei em público, porque ele estava claramente errado. 2:12De fato, antes de chegarem algumas pessoas da parte de Tiago, ele comia com os pagãos; mas, depois que chegaram, Pedro começou a evitar os pagãos e já não se misturava com eles, pois tinha medo dos circuncidados.
Epístola de Paulo aos Gálatas 2:3: Nem Tito, meu companheiro, que é grego, foi obrigado a circuncidar-se.
Atos dos Apóstolos 16:3: Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o e o circuncidou, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
Por Jake Steve

Nenhum comentário:

Postar um comentário