sexta-feira, 14 de agosto de 2015

POR QUE É IMPORTANTE CONSULTAR UM PSICÓLOGO?

A maioria dos problemas psicológicos surgem de maneira gradativa, com pequenos sintomas e sinais de que algo não esta bem conosco, mas que tendemos a deixar de lado, minimizando os problemas e acreditando que irão passar.
Necessitamos aprender a ler as manifestações emocionais e físicas que nos ocorrem em determinados momentos de nossas vidas e respeitá-las, pois nos dizem que algo não está bem e, que as possibilidades de serem passageiras ou de se tornarem um problema mais complexo, concorrem nos cinquenta por cento de chances de ocorrerem ou não.
Precisamos estar atentos e buscar o auxílio de um Psicólogo para avaliar a situação e orientar sobre qual o procedimento a ser tomado, quando algum comportamento disfuncional, pensamento ou sentimento tende a persistir.
O Psicólogo é um profissional especializado no comportamento humano, que pode orientar quando alguma coisa é percebida em nós como um problema, gerando incômodo pessoal ou coletivo.

Temos que criar o hábito de consultar o profissional Psicólogo para cuidar de nossa saúde psíquica, como desenvolvemos o hábito de buscar preventivamente um dentista para cuidar da saúde dentária, do médico para a realização de exames de rotina, entre outros profissionais que cuidam de nossa saúde.

Os tratamentos psicológicos muitas vezes podem ser efetivos com um número de até dez sessões, ou durarem alguns meses, de acordo com a evolução e complexidade do distúrbio desenvolvido. Em outras situações, com apenas um aconselhamento, danos maiores podem ser evitados como a instituição de um estigma inexistente e que impede o desenvolvimento de um indivíduo junto a sociedade.


Abilio Machado Psicologo - CRP 8/21978

Nenhum comentário:

Postar um comentário